ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Sem videomonitoramento, região central enfrenta "onda" de violência

Graziela Rezende | 18/09/2013 09:29
Projeto prevê imagens em tempo real. Foto: Marcos Ermínio
Projeto prevê imagens em tempo real. Foto: Marcos Ermínio

Sete mortes, 186 roubos e 1.141 furtos nos seis primeiros meses do ano. O balanço dos crimes na região central de Campo Grande, dois quais muitos permanecem impunes, mostram que a “onda de violência”, o que também inclui o tráfico de drogas, prostituição, pichações e infrações no trânsito na vida noturna podem continuar encobertos caso Campo Grande perca o recurso do vídeo monitoramento.

Advindos do Ministério da Justiça, R$ 2 milhões já deveriam estar sendo gastos com a instalação de 22 câmeras, 14 viaturas e 14 motocicletas, além de material disponibilizado para Guarda Municipal. Segundo o presidente do Conselho Comunitário de Segurança da região central, Adelaido Luiz Spinosa, a ação beneficiaria diariamente 200 mil pessoas que circulam diariamente pelo local, além de 1,3 mil prédios residenciais e a rede bancária.

“Estamos a 71 dias úteis para a devolução do recurso. É algo sério, que estamos prestes a perder pela falta de atitude das autoridades. Em nome do Conselho, fui pessoalmente a Brasília duas vezes, travando uma luta para ser recebido no Ministério da Justiça, além de pedir o apoio dos vereadores para a aprovação do projeto. Fizemos o lançamento da campanha Videomonitoramento Já e é impossível que tudo isso seja jogado fora”, argumenta o presidente.

Processo licitatório - Presidente do Conselho desde 2011, Adelaido ressalta que a instalação de câmeras é relevante para a Capital. “No dia 9 de abril o processo licitatório foi aberto e, no dia 5 de junho, por conta de uma empresa que entrou com pedido de suspensão do edital, a prefeitura e em seguida o Tribunal de Contas imediatamente interromperam o processo”, conta o presidente.

Já na sexta-feira (13), o prefeito da Capital, Alcides Bernal (PP), teria marcado uma reunião com os conselheiros. “Ele disse que eu estava mentindo, porque seria o Tribunal de Contas que suspendeu a licitação primeiro, porém o nosso conselheiro Valdir Neves fez um breve relatório e lá diz que a prefeitura, no dia 5 de junho, conforme publicação no Diário Oficial, suspendeu o processo”, comenta Vila.

Por conta do embate, uma reunião foi marcada nesta quarta-feira (18), para o julgamento do mérito. “Como se trata de um recurso federal, estamos aguardando que o Tribunal de Contas do Estado faça o arquivamento do processo e a arbitrariedade do recurso federal seja julgado pelo Tribunal de Contas da união”, avalia o presidente.

Testemunha eletrônica: Titular da delegacia da região central da cidade, o delegado Wellington de Oliveira fala que o recurso é algo que “não se pode perder em hipótese alguma” e ainda ressalta investigações que foram solucionadas com a ajuda de imagens.

“É extremamente importante não só para controlar o fluxo de pessoas, mas também de veículos e o andamento do comércio. É um trabalho estratégico e de prevenção para a Polícia, sem falar no que chamamos de vigilância primária, já que os bandidos podem deixar de cometer crimes na região em razão do videomonitoramento, o que já diminuiu em cidades com o mesmo projeto”, explica o delegado Oliveira.

Lentidão - Há poucos dias, em entrevista ao Campo Grande News, o comandante geral da PM/MS, coronel Carlos Alberto David dos Santos, afirmou que está preocupado com a demora para implementação do projeto na área central da cidade e ainda destacou que, se o sistema já estivesse em funcionamento, facilitaria o trabalho da polícia e ainda poderia deslocar o contingente do centro.

Câmeras deveriam estar instaladas até 31 de dezembro. Foto: Marcos Ermínio
Câmeras deveriam estar instaladas até 31 de dezembro. Foto: Marcos Ermínio
Nos siga no Google Notícias