ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Cidades

Senadores de MS criticam livro didático que admite erros de concordância

Paulo Fernandes | 17/05/2011 21:44

Os senadores sul-mato-grossenses Waldemir Moka (PMDB), Delcídio do Amaral (PT) e Marisa Serrano (PSDB) criticaram a presença em livros de português de exemplos de frases que contrariam a norma culta da língua. As críticas foram feitas nesta terça-feira, no Congresso Nacional, e no caso do petista, ontem, no Twitter.

Distribuído pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) para 485 mil alunos jovens e adultos de mais de 4 mil escolas, o livro 'Por uma vida melhor”, da coleção Viver, valida erros de concordância como “os livro” e “nós pega o peixe”.

Moka calculou que pelo menos 80% dos professores não concordariam com a inclusão de frases com a concordância errada nos livros didáticos.

"O livro 'Por uma vida melhor' defende a supremacia da linguagem oral sobre a escrita. Essa é de lascar", opinou Delcídio.

E a senadora Marisa Serrano afirmou que sem o estímulo ao uso correto da língua oficial "vamos virar a casa da mãe Joana". Ela lembrou o papel unificador da língua em países como China e Índia, que têm inúmeros dialetos, mas aceitam apenas uma língua oficial.

Para a senadora, a população está perplexa com o livro adotado pelo MEC. “A língua serve para preparar a pessoa para a cidadania, para que ela tenha uma vida social e profissional ativa. Se não tivermos uma língua correta, vamos virar aqui a casa da mãe Joana. Nunca mais saberemos o que é correto e o que não é correto”, afirmou. Ela diz não fazer sentido o argumento de preconceito lingüístico.

Outros senadores da Comissão de Educação também criticaram a obra. Ex-ministro da Educação, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que o país não pode ter duas formas de falar e lembrou que, nos concursos públicos, cobra-se o português correto. “É um erro nós dividirmos português de rico educado e de pobre não educado”, disse. (informação acrescentada às 22h16)

Nos siga no Google Notícias