ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Senai capacitará mão-de-obra para usina em Três Lagoas

Redação | 03/10/2008 08:10

O Senai/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul) vai capacitar a mão-de-obra que atuará na Sitrel (Siderúrgica Três Lagoas), que pertence ao Grupo Grendene e tem previsão para iniciar a operação no município em julho de 2011. A unidade vai produzir ferro-gusa, vergalhões de aço e fio-máquina. Deve gerar 7 mil empregos temporários durante a construção e mil permanentes, quando entrar em funcionamento.

O projeto envolve as empresas IP (International Paper) e VCP (Votorantim Celulose e Papel).  A Sitrel é o segundo maior investimento que Três Lagoas receberá em sua história, totalizando US$ 450 milhões. A previsão é de produção de um milhão de toneladas por ano de aço líquido, sendo que na primeira fase, que começa em 2011, a produção será de 550 mil toneladas por ano.

Além de mil empregos diretos, a siderúrgica deve gerar dois mil indiretos. A renda salarial média será de cerca de R$ 2 mil. Segundo a Sitrel, o projeto beneficiará cerca de 15 mil pessoas das famílias relacionadas com o pólo siderúrgico, além da geração de empregos nas áreas de florestas plantadas pelo Grupo Grandene.

Para a implantação do empreendimento, a empresa adquiriu uma área de 3,6 quilômetros quadrados da Fazenda Paraíso, situada a 18 quilômetros da área urbana de Três Lagoas. As obras de construção começam no próximo ano, quando a Siderúrgica já terá o licenciamento prévio emitido pela Semac (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia).

Atualmente, a empresa já contratou projeto de engenharia básica e realiza a sondagem do terreno na área adquirida para instalação da unidade industrial, às margens da BR-262. Os incentivos fiscais concedidos para os diversos setores de produção da Sitrel variam de 75% a até 90% e levam em conta também o custo do frete, em função da localização da indústria em relação à sua fonte de matéria-prima.

Nos siga no Google Notícias