ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Será no presídio federal audiência em ação de Beira-Mar

Redação | 26/05/2008 14:11

Depois de mais de um ano sem movimentação, o juiz federal Odilon de Oliveira marcou a audiência para ouvir as testemunhas de acusação no processo por lavagem de dinheiro contra o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, preso em Campo Grande no presídio federal de segurança máxima. A audiência, no dia 26 de junho, será na própria prisão, encerrando a indefinição que havia sobre o local de realização.

Como tirar Beira-Mar do presídio era considerado um risco grande de segurança, para a vida dele e das testemunhas, a justiça decidiu levar as testemunhas de acusação para a penitenciária, com despesas pagas pela Justiça Federal. O juiz desistiu, também, de fazer no mesmo dia a sessão para ouvir a defesa. Ao todo, se a audiência incluísse as testemunhas de defesa, seriam mais de 50 pessoas.

Como só a acusação será ouvida, vão ser sete testemunhas. Todas são da região de fronteira de Mato Grosso do Sul, uma de Amambai e outra de Coronel Sapucaia, cidade que faz fronteira com Capitan Bado, apontada como quartel-general de Beira-Mar no Paraguai.

Depois disso é que será definida uma nova data para fazer a sessão para ouvir a defesa. No despacho em que marca os depoimentos, o juiz destaca a dificuldade que teve de encontrar onde fazer a audiência e cita que, diante da impossibilidade de fazer isso na fronteira e da negativa do Ministério da Defesa, chegou-se a um impasse relacionado ao processo.

No despacho, Odilon de Oliveira informa que as testemunhas de defesa serão inquiridas por carta precatória, sem a presença do réu, apesar de Beira-Mar ter em seu favor decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) garantindo participação em qualquer audiência de processos contra ele.

Caso antigo - O processo contra o traficante carioca corre desde 2000, quando uma agenda apreendida no Rio de Janeiro revelou contados dele na fronteira. O juiz do caso sempre defendeu que a audiência fosse na região vizinha ao Paraguai.

Responsável pela acusação, o MPF (Ministério Público Federal) defendia a realização da audiência em Campo Grande, como afirmou no mês passado à reportagem o procurador-chefe do Ministério Público Federal no Estado, Blal Yassine Dalloul.

A defesa do traficante tentou transferir o processo de  Mato Grosso do Sul para o Rio de Janeiro, onde corre uma outra ação gerada a partir da apreensão da agenda, o que foi negado pelo juiz Odilon de Oliveira no ano passado. O juiz também negou, no despacho da semana passada, a requisição dos originais da agenda feita pelos advogados do traficante.

Nos siga no Google Notícias