ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Servidor do TRT denuncia irregularidade em concurso de remoção

Fabiano Arruda | 28/09/2011 17:29

O analista judiciário Francisco Demontie Gonçalves Macedo, 36 anos, denunciou ao Campo Grande News, nesta quarta-feira, suposta irregularidade em concurso de remoção no TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho) 24ª Região. O concurso é feito por servidores do órgão que pretendem ser transferidos de cidade.

O servidor se refere ao concurso aberto em junho deste ano, para Campo Grande, ao cargo de Área Judiciária, especialidade Execução de Mandados.

Segundo Francisco, aprovado em 2006 e lotado desde 2009 em Dourados, o critério de antiguidade, previsto no artigo 6º da Lei 8.112/90 e na portaria 743/2006 do TRT/MS, é determinante na designação do aprovado no concurso de remoção.

Ele conta que ficou em segundo lugar entre três candidatos e, como o primeiro colocado desistiu da concorrência, ele seria chamado.

Contudo, conforme o analista, em 22 de agosto último, o servidor Helton Savio de Sousa Rosa, que era técnico do órgão em Campo Grande desde 1993 e foi aprovado em concurso para analista judiciário, especialidade Execução de Mandados, em 2010, tomou posse na vaga, designado pelo diretor-geral de coordenação administrativa do Tribunal.

A irregularidade está no fato de o servidor nomeado ter menos tempo na função de oficial de justiça, bem como não ter feito o concurso de remoção, prossegue Francisco Demontie.

Ele relata que sua esposa mora sozinha em Campo Grande com a filha de 3 anos e o filho de 10 meses e que necessita retornar à Capital.

“Minha esposa é técnica do Tribunal Regional Eleitoral e não pode ir para Dourados, então, preciso vir para Campo Grande e, quando tive a oportunidade, fiz o concurso e tive esta surpresa desagradável”, afirmou.

Outro lado-O departamento de Recursos Humanos do TRT garante que o servidor Helton Savio possuía a prerrogativa de optar por permanecer com sua lotação em Campo Grande após ser aprovado para analista na especialidade Execução de Mandados.

Com essa decisão, prossegue o departamento, o concurso de remoção “não teve vaga necessária para movimentação” e foi prorrogado por mais 90 dias, valendo agora até 20 de dezembro.

O setor de Recursos Humanos do órgão ainda completa que, caso até 20 de dezembro seja aberta nova vaga, Francisco Demontie será consultado sobre o interesse de transferir a lotação para a Capital.

Por sua vez, Francisco rebate o argumento e garante que não há previsão legal para que o servidor nomeado tenha prerrogativa de permanecer em Campo Grande sem que tenha passado pelo concurso de remoção.

“Agora só vai abrir vaga se alguém morrer porque a vaga que tinha de ser aberta foi preenchida”, disparou Delmontie.

O departamento de Recursos Humanos do TRT/MS alega que a prerrogativa de o servidor permanecer na mesma lotação após aprovado em novo concurso é um procedimento padrão adotado pelo tribunal em 18 anos no Estado, atestando que não houve qualquer irregularidade no processo.

Nos siga no Google Notícias