ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Servidores que fraudavam obtenção de CNH são demitidos do Detran

Nyelder Rodrigues | 27/05/2013 22:15

Quatro servidores do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) envolvidos em esquema de facilitação na emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) descoberto em janeiro de 2012 foram demitidos pelo órgão.

A demissão, assinada no último dia 22, foi publicada na edição de hoje (27) do Diário Oficial do Estado (DOE). A operação, do próprio Detran e chamada “Sinal Vermelho à Corrupção”, identificou irregularidades em Douradina, Naviraí e Campo Grande.

Os demitidos de cargo público foram o Jairo de Mattos Guedes (Assistente de Atividades de Trânsito), Fabio Palácio Batista (Tecnólogo em Educação e Segurança para o Trânsito), João José Thomaz (de Atividades de Trânsito) e Rafael de Andrade Araújo (Assistente de Vistoria e Identificação Veicular).

Na época, eles foram presos, e logo depois soltos, além de afastados do serviço, e passando a responder também a processo criminal e administrativo. As fraudes aconteciam em todas as fases da emissão do documento, desde o exame médico até a prova prática. O preço variava entre 800 a R$ 3 mil.

Os pagamentos garantiam que analfabetos e pessoas com problemas oftalmológicos fossem consideradas aptas a obter CNH. O candidato a motorista deve ser alfabetizado, ser considerado apto no exame médico, além de aprovação no psicotécnico, prova escrita e prova prática.

No exame teórico, a fraude contava com cinco aplicadores de prova da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura). O dinheiro era dividido entre os envolvidos durante festas com mulheres e bebidas.

Nos siga no Google Notícias