ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Sesau borrifa residências em ação contra leishmaniose

Redação | 15/01/2009 09:00

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) está realizado desde outubro do ano passado o trabalho de borrificação em residências de 17 bairros em Campo Grande como parte das ações de combate à prevenção da leishmaniose.

Esta semana os trabalhos foram concentrados em residências da Vila Nasser, onde oito equipes com 70 agentes fazem o trabalho que será encerrado no fim deste mês. Apontada como principal meio de combate ao mosquito flebótomo - ransmissor da doença - a borrificação vem auxiliando no combate à leishmaniose.

Além da borrificação, os agentes fazem à limpeza da área externa do imóvel de onde são retirados folhas, frutos, palhas e lixo. "Removemos toda a sujeira do local, pois tudo isso pode servir de criadouro da larva do vetor", explicou José Ricardo supervisor ao serviço de inspeção da leishmaniose.

Depois de borrificada, é aconselhável que o morador permaneça fora residência por no mínimo uma hora. Durante a ação, são distribuídas entre os moradores sacos plásticos de 60 e 100 litros e ainda material educativo sobre a doença nos bairros atendidos por estas ações.

Até o fim do mês serão visitados os bairros: Estrela Dalva, Veraneio, São Conrado, Coophavila II, Leblon, Tijuca, Alves Pereira, Centenário, Lageado, Guanandi, Aero Rancho, Batistão, Piratinnga, Caiobá, Universitário, Tirandentes e Vila Nasser.

Serviços - São sintomas da leishmaniose no cão: pequenas descamações de pele, sinais de emagrecimento progressivo, lesões graves da pele e dos órgãos internos. Todos os animais que apresentarem esses sintomas devem ser encaminhados ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Nos siga no Google Notícias