A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

15/01/2009 09:00

Sesau borrifa residências em ação contra leishmaniose

Redação

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) está realizado desde outubro do ano passado o trabalho de borrificação em residências de 17 bairros em Campo Grande como parte das ações de combate à prevenção da leishmaniose.

Esta semana os trabalhos foram concentrados em residências da Vila Nasser, onde oito equipes com 70 agentes fazem o trabalho que será encerrado no fim deste mês. Apontada como principal meio de combate ao mosquito flebótomo - ransmissor da doença - a borrificação vem auxiliando no combate à leishmaniose.

Além da borrificação, os agentes fazem à limpeza da área externa do imóvel de onde são retirados folhas, frutos, palhas e lixo. "Removemos toda a sujeira do local, pois tudo isso pode servir de criadouro da larva do vetor", explicou José Ricardo supervisor ao serviço de inspeção da leishmaniose.

Depois de borrificada, é aconselhável que o morador permaneça fora residência por no mínimo uma hora. Durante a ação, são distribuídas entre os moradores sacos plásticos de 60 e 100 litros e ainda material educativo sobre a doença nos bairros atendidos por estas ações.

Até o fim do mês serão visitados os bairros: Estrela Dalva, Veraneio, São Conrado, Coophavila II, Leblon, Tijuca, Alves Pereira, Centenário, Lageado, Guanandi, Aero Rancho, Batistão, Piratinnga, Caiobá, Universitário, Tirandentes e Vila Nasser.

Serviços - São sintomas da leishmaniose no cão: pequenas descamações de pele, sinais de emagrecimento progressivo, lesões graves da pele e dos órgãos internos. Todos os animais que apresentarem esses sintomas devem ser encaminhados ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions