A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

01/09/2009 11:28

Sindicato de Naviraí faz eleição sob vigilância do MPT

Redação

O MPT (Ministério Público do Trabalho) teve que intervir na eleição do Sindicato dos Vigilantes, Vigias, Guardas de Segurança e de Transportes de Valores de Naviraí e Região para garantir a lisura da eleição da diretoria. Após 19 anos, a entidade terá novo presidente. A eleição foi realizada no dia 20 de agosto, mas só agora o episódio foi divulgado à imprensa.

Segundo o MPT em Dourados, a votação ocorreu sem incidentes e os trabalhadores filiados decidiram por uma mudança. A chapa de oposição venceu a disputa com 104 dos 117 votos. Há quase duas décadas não havia mudança na presidência do sindicato.

O procurador do Ministério Público do Trabalho em Dourados, Gustavo Rizzo Ricardo, informou que buscou uma conciliação entre as chapas que disputavam a presidência do sindicato, mas o acordo não foi possível. Sugeriu então que fosse apresentada uma ação trabalhista e requisitada a participação do MPT como fiscal da lei. Em audiência judicial as chapas concorrentes acataram a proposta.

Todo o processo foi acompanhado pelo MPT. A lista de filiados aptos a votar foi apresentada ao procurador e foi montada uma comissão eleitoral imparcial, com a participação do Ministério do Trabalho e Emprego.

O procurador Gustavo Rizzo disse que os sindicatos devem atuar dentro dos limites da legalidade, sendo função do Ministério Publico do Trabalho a efetiva fiscalização dos sindicatos e sindicalistas que desrespeitam a lei.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions