ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Sinpol denuncia que escala de perito para fim de ano extrapola em 110 horas

Graziela Rezende | 10/12/2013 09:21

O Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul) denunciou que há irregularidades na escala de fim de ano dos peritos papiloscopistas, que extrapola em 110 horas. A entidade entrou com representação na Corregedoria Geral do órgão. A ação, que eles consideram “trabalho escravo”, ocorre em Dourados, a 233 quilômetros da Capital. A Secretaria de Justiça e Segurança Pública prometeu analisar a denúncia. 

Segundo o vice-presidente do sindicato, Roberto Simião de Souza, a intenção é que a escala seja refeita e as pessoas envolvidas sejam punidas. “Protocolamos ontem (9) o mandado de segurança. Fazer uma escala sem observar a lei é crime por parte do funcionário. Nossa obrigação é de 40 horas semanais e 160 mensais, sendo permitida, no máximo, duas horas a mais por dia”, afirma Souza.

Mesmo antes da escala de fim de ano, a categoria já fazia inúmeras reclamações com relação a carga horária excessiva. “A média destes profissionais é de 270 horas por mês sem remuneração alguma de hora extra. No Posto de Identificação de Dourados, onde ocorreu o problema, existem apenas seis peritos. Destes, um entrou com um pedido de aposentadoria e, em 2014, mais dois vão pedir”, comenta Souza.

Os peritos ainda reclamam da falta de efetivo. O ideal seria 300 servidores, no entanto existem apenas 160 e o concurso em andamento irá preencher apenas 30, conforme a categoria.

Escala – Após tomar conhecimento da escala, o titular da Sejusp/MS (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), Wantuir Jacini, ressaltou ao Campo Grande News que irá tomar providências. “Fiquei sabendo do fato pela imprensa, desconhecia essa escala. Na verdade, até pouco tempo, o que eu estava sabendo é que em Dourados os peritos estavam cumprindo apenas meio expediente, por conta do plantão noturno e isso acarretou em um fila enorme no posto de identificação”, afirma Jacini.

De acordo com o secretário, os servidores deixaram de trabalhar o dia todo por conta do plantão noturno. “Acontece que muitas vezes não há uma ocorrência sequer e, no outro dia, eles querem folga. Se houver trabalho, é correto o descanso no outro dia. No entanto, muitas vezes não há chamado e acredito que o ideal é o perito ficar apenas de sobreaviso. Mesmo assim solicitei uma posição do coordenador geral de perícias, Nelson Firmino, e estou aguardando”, comenta Jacini.

Nos siga no Google Notícias