ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Sistema eletrônico da Justiça do Trabalho agiliza processos no MS

Nyelder Rodrigues | 20/07/2012 20:38

Já está em funcionamento no Mato Grosso do Sul o sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), lançado no Estado na manhã desta sexta-feira (20) na sede da Justiça do Trabalho em Campo Grande.

No Estado, a ferramenta será usada inicialmente, em 1ª instância, na Vara do Trabalho de Ponta Porã, que também tem jurisdição sobre os municípios de Antônio João, Aral Moreira e Laguna Carapã. Todas as novas ações iniciadas na unidade tramitarão apenas de forma virtual.

Em 2º grau, o PJe-JT receberá, inicialmente, apenas ações rescisórias e, em 90 dias, será expandido para outras classes originárias. Aos desembargadores, juízes e servidores presentes, o presidente do TST e do CSJT elencou uma série de vantagens do módulo de 2º grau.

As mudanças compreendem várias frentes de trabalho. Uma delas corresponde à integração com bancos oficiais, para envio e recebimento de depósitos, alvarás e guias de recolhimento. A interligação com os Correios também progride.

Com a conexão, será possível enviar notificações pelos sistemas e viabilizar o encaminhamento de Avisos de Recebimento (AR) digitais. Outra parceria corresponde à integração do PJe-JT com o sistema do Ministério Público do Trabalho.

De acordo com presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o desembargador Marcio Thibau, um processo atualmente demora entre três a quatro meses para ser julgado, mas com o novo sistema o tempo de julgamento pode cair para um mês. Com isso as, 1,5 mil ações ao ano só na Capital, serão rapidamente resolvidas.

Nos siga no Google Notícias