Você já fez ou agendou check-up médico este ano?
A recomendação médica varia conforme a idade e o histórico de saúde, mas deve ser feito com frequência
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), publicados em 2025, mostram que 70,6% dos brasileiros não fazem check-up médico com regularidade, trazendo um alerta para o risco de doenças silenciosas que acabam não sendo diagnosticadas a tempo.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Dados do IBGE revelam que 70,6% dos brasileiros não realizam check-up médico regularmente, o que aumenta o risco de doenças não diagnosticadas. A recomendação é que adultos saudáveis entre 18 e 40 anos façam o exame a cada três anos, enquanto pessoas acima de 40 devem realizá-lo a cada dois anos. Idosos com mais de 60 anos, especialmente os com fatores de risco, devem fazer exames anualmente, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Diante desse dado, o Campo Grande News quer saber: você já fez ou agendou um check-up médico neste ano?
A recomendação médica varia conforme a idade e o histórico de saúde. Adultos saudáveis, entre 18 e 40 anos, devem realizar um check-up pelo menos a cada três anos. Para pessoas acima de 40 anos, a Sociedade Brasileira de Cardiologia orienta que a avaliação seja feita a cada dois anos.
Já o Ministério da Saúde recomenda que idosos com mais de 60 anos, especialmente aqueles com fatores de risco, realizem exames médicos anualmente, como forma de prevenção e diagnóstico precoce de doenças.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


