ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Sonho do "carro próprio" aumenta casos de estelionato, alerta delegado

Helton Verão | 27/09/2012 11:50
Moura Fé vê na facilitação ao crédito o fator que gera os golpes (Foto: Helton Verão)
Moura Fé vê na facilitação ao crédito o fator que gera os golpes (Foto: Helton Verão)

Um círculo formado pelo consumismo, vaidade, ganância e a facilidade nas vendas tem alimentado o tráfego de veículos ilegais no Estado e nos países vizinhos e ampliado os casos de estelionato. É o argumento do delegado Valmir Moura Fé, da 6° Delegacia de Polícia, no bairro Tijuca, em Campo Grande.

Nos últimos três anos, afirma o delegado, os casos de estelionato originados de vítimas que adquirem veículos é de 70%.

“São vários fatores que levam a isso. O comprador vai a concessionária para comprar um carro popular, cai no papo do vendedor, que promete por tantos mil a mais, um veículo de mais luxo e a partir daí começa essa cadeia”, explica o delegado.

Ele lembra que, além do valor do veículo, o comprador não pensa na hora da compra, que ainda tem mais gastos, como a gasolina, IPVA, seguro, entre outros que o deixa sem alternativa a não ser se desfazer do veículo.

“O estrago já está feito, como existe um vínculo com o banco, na maioria dos casos, no desespero os proprietários passam o veículo para a frente com um contrato verbal. O novo proprietário mantém o ciclo e passa para outra pessoa e por aí vai até chegar as mãos de bandidos e traficantes”, descreve o delegado.

A instrução da polícia é de que os consumidores saibam o quanto podem gastar. Se tiver uma quantidade de dinheiro guardada, que tente adquirir o veículo a vista e não entrar em financiamentos ou compromissos a longo prazo.

O delegado recomenda ainda que se acontecer e não existir outra alternativa, que passar a frente, que seja feito um contrato escrito e registrado em cartório. “Em diversos casos, só para não ter problema com o banco, a pessoa passa pra frente de qualquer jeito, sem ganhar nada em cima e aí começa esse troca-troca que pode chegar até o tráfico e crimes”.

O que fazer? - Se você já fez tudo isso que o delegado não recomendou acima e não tem mais o paradeiro do veículo, algumas instruções devem ser seguidas.

Primeiramente, ir até a delegacia mais próxima registrar um boletim de ocorrência de “Preservação de Direito”.

“Não adianta achar o carro, ir com uma chave escondido e levar o carro de volta, pois se configura um novo crime e agora contra você”, salienta o delegado.

No Detran (Departamento Estadual de Trânsito) é possível fazer um registro de restrição ao veículo, assim ele será impossibilitado de ser passado a frente e caso caia em qualquer tipo de blitz constará a pendência a ele.

Ir ao banco tentar explicar sua história pode ser outra atitude a ser tomada para evitar problemas maiores.

“O carro é como uma arma, se você não cuida, mesmo que acidentalmente pode matar”, avisa o delegado.

Após recuperados os veículos, se ele não foi usado em nenhum crime, é entregue a justiça e leiloado nos famosos leilões populares. Caso tem sido apreendido em alguma ocorrência, pode ser doado a polícia para ser utilizado como viatura a paisana, geralmente aplicado a veículos mais novos.

O delegado do 6° DP ressalta que após o veículo ter ultrapassado a fronteira com a Bolívia, não há mais ações legais a serem tomadas pela polícia e a justiça brasileira.

Nos siga no Google Notícias