ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

STF nega aumento de pena de tráfico por uso de transporte público em MS

Aline dos Santos | 13/09/2017 08:18
Marco Aurélio foi relator do processo no Supremo. (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)
Marco Aurélio foi relator do processo no Supremo. (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

O STF (Supremo Tribunal Federal) negou aumento de pena de tráfico por uso de transporte público. A decisão é em processo de Mato Grosso do Sul. Em 2010, Marcos Roberto de Souza foi flagrado durante fiscalização de rotina em ônibus na BR-463, perto de Ponta Porã (MS), com 17 tabletes de maconha, num total de 20 quilos.

A pena foi aumentada em um terço após apelação do MPE (Ministério Público Estadual), passando de 6 anos e 6 meses a 8 anos e 8 meses de prisão. Para isso, foi computado aumento previsto no artigo 40, inciso III, da Lei de Drogas. Neste dispositivo legal, a pena é aumentada se o delito for cometido em transporte público.

De acordo com o relator do habeas corpus, ministro Marco Aurélio, a correta interpretação do dispositivo é de aumento da pena pressupondo a prática do comércio ilegal dentro do veículo de transporte público, e não meramente seu uso para locomoção. Isso porque o bem jurídico protegido pela norma legal é a permanência dos usuários no transporte público sem a ocorrência da prática criminosa

Conforme a assessoria de imprensa do Supremo, o ministro Alexandre de Moraes apresentou interpretação divergente, segundo a qual o objetivo da norma é evitar que o traficante use o sistema de transporte público para facilitar a distribuição de drogas.

“O traficante não vai comercializar dentro do ônibus, dentro do metrô, onde há uma série de testemunhas”, afirma Moraes. O voto do relator foi acompanhado pelos ministros Rosa Weber e Luiz Fux.

Nos siga no Google Notícias