ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

STF nega liminar contra escutas da operação Bola de Fogo

Redação | 22/02/2010 16:24

O STF (Supremo Tribunal Federal) negou liminar requerida pelo empresário Márcio Kanomata, preso em 2006 durante operação Bola de Fogo.

Ele é acusado de participar de organização criminosa internacional de contrabando de cigarros, estruturada em três grupos empresariais, com suspeita de corrupção dentro da Polícia Federal e da Receita Federal, inclusive.

A defesa do empresário contestou a legalidade das provas obtidas pela polícia a partir de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, argumentando que o monitoramento durou 30 dias, não 15 como prevê a lei.

Na decisão, o ministro Dias Toffoli explica que a lei prevê que a diligência deve ocorrer no prazo de 15 dias, mas o prazo pode ser renovável por igual período.

"As interceptações telefônicas podem ser prorrogadas desde que devidamente fundamentadas pelo juízo competente quanto à necessidade para o prosseguimento das investigações", justificou.

O pedido de liminar já havia sido negado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região e pelo Superior Tribunal de Justiça, que destacou "a complexidade das condutas delitivas investigadas e do nível de sofisticação da organização criminosa".

Reforçando as decisões anteriores, o ministro do STF argumentou que "não se vislumbra, neste momento, nenhuma ilegalidade, abuso de poder ou teratologia que justifique o deferimento da liminar. O acórdão proferido por aquela Corte de Justiça encontra-se motivado a justificar a formação de seu convencimento e está em perfeita sintonia com o entendimento firmado por esta Suprema Corte".

No dia em que a operação Bola de Fogo foi desencadeada, foram expedidos 75 mandados de prisão temporária, 90 mandados de busca e apreensão, em torno de 186 mandados de seqüestros de veículos e mais ou menos 80 mandados de seqüestro de imóveis.

O empresário e parentes também acusados de formação de quadrilha foram liberados ainda em 2006.

Nos siga no Google Notícias