A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

18/07/2013 08:05

STF suspende criação de tribunais e barra ida de processos de MS para o PR

Aline dos Santos

A Justiça suspendeu a criação de quatro novos tribunais federais no Brasil. Na lista, está o tribunal da 6ª Região, que terá sede em Curitiba (Paraná), e também receberá processos de Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Atualmente, o Estado pertence ao TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), com sede em São Paulo.

Ontem, a Anpaf (Associação Nacional dos Procuradores Federais) entrou com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no STF (Supremo Tribunal Federal).

De acordo com o portal G1, o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, concedeu a liminar suspendendo a PEC 37. A Proposta de Emenda Constitucional, que cria tribunais no Paraná, Minas Gerais, Amazonas e Bahia, foi promulgada em junho deste ano pelo Senado. O presidente do Supremo já havia se manifestado publicamente contra a criação dos novos tribunais.

Segundo a entidade, a categoria representada pela associação, que atuaria em quase 50% dos processos em tramitação na Justiça Federal, terá suas condições de trabalho afetadas negativamente pelas alterações. A Anpaf alega ainda que a emenda prevê um prazo muito exíguo, de seis meses, para a devida estruturação da defesa das fundações e autarquias federais. O prazo termina em 7 de dezembro.

No processo, são citados os custos da mudança. Segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), as despesas anuais com os quatro novos tribunais podem chegar a R$ 922 milhões, porém devem receber 160 mil processos ao ano, apenas 5,3% do total de casos julgados na Justiça Federal, que chega a 3 milhões de processos ao ano.

Presidente do Senado diz que PEC que cria 4 tribunais federais contém erro
O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), criticou ontem (6), em nota, a promulgação da Proposta de Emenda à Constituiçã...
País terá mais 4 tribunais federais e processos de MS agora vão para o PR
O Senado promulgou nesta quinta-feira a PEC (Programa de Emenda Constitucional) que cria mais quatro tribunais federais no País e muda a tramitação d...


Enquanto isto um processo que esta há 14 anos no TRF de São Paulo espera para ter resultado. Achei que finalmente haveria a solução pelo visto ficou para a próxima década para que seja julgado. Mas o Exmo Sr. Presidente do STF deve ter suas razões para que a população não tenha seus processos agilizados.
 
adalto tessari em 18/07/2013 09:01:41
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions