ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

STF suspende demarcação de terra terena em Miranda

Redação | 02/02/2010 18:30

O Supremo Tribunal Federal suspendeu a portaria do Ministério da Justiça que determina a entrega de duas fazendas em Miranda a índios Terena, para ampliação da aldeia Cachoeirinha.

A decisão é do próprio presidente do STF, Gilmar Mendes, e vale até julgamento de mérito da validade da portaria do Ministério da Justiça.

A determinação tem como argumento o fato dos fazendeiros que ocupam as áreas estão no local desde 1871. portanto, antes de 88 data da Constituição e marco temporal para as decisões de demarcação.

Depois do julgamento da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, ficou definido que serviria como regra para os processos do mesmo tipo a condição de que os índios viviam no território reivindicado no momento da promulgação da Constituição.

Na decisão, Mendes alega: "parece que, desde a demarcação originária em 1905, por conhecido trabalho de [Marechal Cândido] Rondon, e o registro imobiliário em 1951, havia consenso entre índios e não índios a respeito dos limites territoriais da Aldeia Cachoeirinha".

Mendes acrescenta que "há notícia nos autos de que o próprio ministro da Justiça, antes de assinar a portaria, questionou se se tratava de aumento de área já demarcada ou de nova demarcação".

Também neste ano, o STF suspendeu o processo de demarcação de quatro fazendas que estão dentro da terra indígena Arroio-Korá, em Paranhos. O ministro suspendeu decreto presidencial em relação às fazendas Polegar (1.573 hectares), São Judas Tadeu (3.804 hectares), Porto Domingos (760 hectares) e Potreiro-Corá (444 hectares).

No dia 24 de dezembro, Mendes deu liminar que suspendeu a homologação da fazenda Iporã, que está dentro da mesma terra indígena de 7.175 hectares. (Informações da Folha de São Paulo).

Nos siga no Google Notícias