ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

STJ manda homem assumir jovem que DNA diz não ser filho

Redação | 19/10/2009 13:46

Um morador de Mato Grosso do Sul perdeu na Justiça o direito de retirar seu nome da certidão de nascimento do "filho", que ele registrou após 22 anos de pressão. Legalmente, ele continuará sendo pai, mesmo o exame de DNA comprovando que não é o pai biológico.

A 3ª Turma do STJ negou o pedido de anulação de registro civil de um morador de Mato Grosso do Sul, formulado sob a alegação de que o reconhecimento da paternidade deu-se por erro essencial.

Os ministros entenderam que admitir, no caso, a prevalência do vínculo biológico sobre o afetivo, quando aquele se mostrou sem influência para o reconhecimento voluntário da paternidade, seria, por via transversa, permitir a revogação do estado de filiação. A decisão foi unânime.

A história - No caso, um homem (que não será identificado por se tratar de questão familiar) propôs a ação negatória de paternidade cumulada com retificação do registro civil tendo por propósito a desconstituição do vínculo de paternidade em relação ao filho. Segundo ele, o reconhecimento da paternidade aconteceu diante da pressão psicológica exercida pela mãe do então menor.

Ainda de acordo com a defesa do pai, após aproximadamente 22 anos do nascimento é que o filho foi registrado. Porém, por remanescer dúvidas quanto à paternidade, ele procedeu a um exame de DNA que revelou não ser o autor da ação o pai biológico, razão pela qual pediu a anulação do registro.

Na contestação, o filho sustentou que o vínculo afetivo, baseado no suporte emocional, financeiro e educacional a ele conferido, estabelecido em data há muito anterior ao próprio registro, deve prevalecer sobre o vínculo biológico.

Refutou, também, a alegação de que o "pai" teria incorrido em erro essencial, na medida em que levou aproximadamente 22 anos para reconhecer a filiação, não havendo falar em pressão psicológica exercida por sua mãe.

Em primeira instância, o pedido foi negado. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul manteve a sentença considerando que, "se o genitor após um grande lapso temporal, entre o nascimento do filho e o reconhecimento da paternidade, entendeu por bem reconhecer a paternidade, esse ato é irrevogável e irretratável, pois deve prevalecer a paternidade socioafetiva sobre a biológica".

Ficção

Nos siga no Google Notícias