ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Supermercados da periferia abrem portas apesar de acordo

Redação | 27/04/2009 17:34

Apesar do acordo de antecipar o feriado de 1° de maio para esta segunda-feira, alguns supermercados da periferia de Campo Grande abriram as portas. Mas, todos os que foram contatados, garante o Sindicato do Comércio, concordaram em fechar os estabelecimentos.

De acordo com o presidente da entidade, Idelmar da Mota Lima, o descumprimento foi constatado apenas em supermercados da periferia. "Os de grande e médio porte não abriram as portas", afirma.

Mas, o sindicato explica que se algum supermercado, além de descumprir o acordo, se recusasse a fechar as portas após a vistoria, teria que responder por isso na Justiça. Nesse caso, a entidade entraria com uma ação de cumprimento e o proprietário poderia receber multa de meio salário mínimo por cada funcionário que trabalhou.

"Nós íamos entrar com ação de cumprimento na Justiça para fazer valer o acordo", garante Idelmar. Contudo, o procedimento não foi necessário, pois ninguém se recusou a fechar as portas após a exigência da entidade.

Um supermercado localizado na rua Indianápolis, no bairro Jardim Noroeste, foi um dos que descumpriu o acordo. Mas, após a vistoria do sindicato seu proprietário concordou em fechar as portas.

"A gente não sabia, ouviu comentários, mas pensou que pudesse continuar aberto normalmente", explica o responsável, Vilmar Calisto, de 32 anos.

Ele conta que seus cinco funcionários trabalharam das 7h às 16h30, até uma equipe do sindicato chegar ao local. Mas, garante que agora irá compensar a todos pagando hora-extra no feriado.

Direito - Se houve algum funcionário que trabalhou hoje em um estabelecimento que não tenha recebido equipe do sindicato, este poderá procurar seus direitos.

Entretanto, para aqueles que não trabalharam hoje de acordo com o combinado, lembra o sindicato, não haverá pagamento de hora-extra no feriado de 1° de março, porque o dia de serviço foi apenas substituído

Nos siga no Google Notícias