ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais é de 6,3% em MS

Pesquisa aponta ainda que, quanto maior a idade, maior a porcentagem de pessoas que não sabem ler ou escrever.

Liniker Ribeiro | 21/12/2017 11:30
Movimento de pessoas no centro de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Movimento de pessoas no centro de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Uma das metas do PNE (Plano Nacional de Educação), a de reduzir a taxa de analfabetismo no Brasil, não foi atingida no ano de 2016, segundo aponta a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada hoje (21) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A taxa de analfabetismo das pessoas de 15 ou mais anos de idade no Brasil foi estimada em 7,2% (11,8 milhões de analfabetos). Apesar de estar abaixo da média nacional, os dados indicam que 6,3% da população sul-mato-grossense se enquadra na categoria.

A taxa de analfabetismo para as pessoas pretas ou pardas (7,6%), nomenclatura usada pelo IBGE, na mesma faixa etária, foi maior do que a observada entre pessoas brancas (4,6%) no Estado.

Entre jovem com 18 ou mais anos, a média geral é de 6,6%. Com 25 anos ou mais, a pesquisa identificou que 7,7% da população está entre o número de pessoas não alfabetizadas.

A pesquisa ainda levantou que, quanto maior a idade, maior a porcentagem de pessoas que não sabem ler ou escrever. Entre pessoas com 40 anos ou mais, a estimativa é de que 11,4% da população faça parte desse grupo. Entre os idosos, o número sobe para 19,9%.

Nos siga no Google Notícias