ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Tempo chuvoso agrava atraso na entrega de correspondências

Marta Ferreira | 09/03/2011 17:24
Carteiros estão tentando colocar em dia serviço atrasado por causa da chuva. (Foto: Simão Nogueira)
Carteiros estão tentando colocar em dia serviço atrasado por causa da chuva. (Foto: Simão Nogueira)

As chuvas constantes em Mato Grosso do Sul nos últimos dias agravaram um problema que tem provocado reclamações constantes, o atraso na entrega de correspondências pelos Correios.

De acordo com a informação do Sintect (Sindicato dos Trabalhadores nos Correios), na semana passada, quando choveu todos os dias, a entrega de correspondências praticamente esteve parada em todo o Estado. A assessoria de imprensa da empresa não fala em paralisação, mas admitiu que a chuva atrapalhou os trabalhos e fez com que os carteiros acabassem ficando concentrados em serviços internos, como a separação dos materiais a ser entregues.

Hoje, com a trégua dada pela chuva, foi dia dos carteiros tentarem colocar o serviço em dia. A equipe do Campo Grande News conversou com um profissional na região central da cidade e ele disse que durante os dias em que o tempo ficou chuvoso, não havia como fazer a distribuição das corresponências principalmente nos bairros mais afetados pela chuva.

“Em alguns locais, ficou impossível entrar”, afirmou o carteiro, que não quis se identificar.

A situação ficou pior ainda porque a rotina dos Correios prevê a separação do material pela manhã e a distribuição à tarde, justamente quando mais chovia. Alguns até se arriscavam, como lembrou o carteiro entrevistado, mas outros preferiam não sair, até para não molhar o que tinha de ser entregue.

Problema anterior - Na avaliação do Sindicato dos funcionários dos Correios, o tempo atrapalhou sim, mas a situação é um reflexo também de um problema mais antigo, o número insuficiente de profissionais.

Há um ano e três meses não é realizado concurso no Estado e, conforme o secretário-geral do Sindicato, Alexandre Takachi de Sá, são necessários pelo menos 250 carteiros para atender a demanda no Estado. Hoje, os Correios empregam 1,4 mil pessoas em Mato Grosso do Sul.

A assessoria de imprensa dos Correios informou que com a abertura do sol em Campo Grande, a empresa está trabalhando para colocar a entrega de correspondências em dia.

A empresa já alertou, porém, que em alguns municípios isso vai demorar mais, como é o caso de Aquidauana e Anastácio, que estão ilhadas por causa do causa da enchente no rio Aquidauana.

Nos siga no Google Notícias