A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

19/06/2013 12:22

Terenas decidem hoje novas ações diante de decisão para saírem de fazenda

Francisco Júnior

Os índios da etnia Terena que ocupam a fazenda Esperança, em Aquidauana, decidem em assembleia quais as novas ações que iram tomar diante da decisão judicial que determinou o prazo de 10 dias para que eles desocupem a propriedade. Ontem (18), os terenas bloquearam por duas horas a rodovia BR-262 na região de Miranda.

De acordo com o líder da aldeia Bananal, Estevão Terena a assembleia vai ser realizada às 15 horas. Segundo ele, pelo menos mil indígenas estão na área na fazenda.

Outro ponto a ser discutido pelos terenas será com relação aos pertences e as 2 mil cabeças de gado de propriedade do dono da fazenda Nilton Carvalho da Silva, de 59 anos. Na tarde desta terça-feira as lideranças indígenas deram um prazo de 24 horas para o fazendeiro retirar os animais do local.

Nilton Carvalho relatou que não tem condições de retirar o gado da propriedade neste curto prazo. “ Eu precisaria de pelo menos 60 dias para fazer essa remoção. O gado não é como um objeto que está na prateleira que você tira com a mão”, afirmou. Ele teme que os indígenas possam matar ou vender os animais.

O fazendeiro afirma que respeita a decisão da justiça e o que governo federal tem total condições de resolver esse impasse. “ È só o governo pegar a metade do valor equivalente ao que foi gasto na reforma do Maracanã para a Copa e comprar a terra dos fazendeiros. Isso é fácil”, acrescentou.

Com relação a vinda novamente do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, à Campo Grande nesta quinta-feira (20) para debater o conflito de terras no Estado, ele não se mostra muito otimista. “ Não acho que ele venha trazer uma solução”, disse.

 

Depois de duas horas de bloqueio e manifestações, índios liberam BR
O grupo de 200 índios liberou, por volta das 18h30, a BR-262, em Miranda, após manifestação que durou cerca de duas horas. Os manifestantes estavam a...
Mega-Sena pode pagar R$ 39 milhões no sorteio deste sábado
A Mega-Sena deste sábado (16), que está acumulada, pode pagar R$ 39 milhões para quem acertar os seis números. O concurso 1.997 ocorre às 20 horas, h...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions