ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Tirar RG exige planejamento e pode levar quase 5 meses no Estado

Viviane Oliveira | 10/01/2014 14:34
Com dia e horário marcado, pessoas aguardam para tirar o documento no posto de identificação da Rua 26 de Agosto. (Foto: Cleber Gellio)
Com dia e horário marcado, pessoas aguardam para tirar o documento no posto de identificação da Rua 26 de Agosto. (Foto: Cleber Gellio)

Quem precisa fazer a primeira e segunda via da Carteira de Identidade em Campo Grande tem que esperar por quase 5 meses para conseguir o documento. Em alguns locais, se fosse agendar hoje, a pessoa só consegue data disponível para o final do mês de maio.

Para diminuir as filas e superlotação nos postos de identificação, foi criado em outubro do ano passado o agendamento eletrônico, no entanto, quem precisa fazer a RG com urgência não tem saída, tem que esperar.

No posto de identificação da Rua 26 de agosto, a primeira data vaga é para o dia 10 de março. A pior situação é do Prático do Aero Rancho, 27 de maio. Já no posto do Coronel Antonino, é possível tirar o documento no dia 26 de maio, e no centro de atendimento da Guaicurus, 14 de maio.

Uma funcionária, que não será identificada, disse que a demanda aumentou por conta da gratuidade da RG. Segundo ela, tem vez que o usuário não consegue nem fazer o agendamento por causa do congestionamento do site.

O estudante Daniel Kendi, 17 anos, é um dos que reclama da demora. Ele fez o agendamento no começo do mês passado e conseguiu marcar horário para hoje de manhã. O jovem quase não conseguiu fazer a matricula na faculdade por causa do documento. “Preciso da segunda via com urgência, quando tirei a RG pela primeira vez era muito criança e tem lugar que não aceita”, conta.

O diretor do Instituto de Identificação, Rubens Siles, justifica dizendo que hoje não tem mais filas nos postos de intentificação. "Antes a pessoa reclamava porque aguardava até 7h na fila. Hoje, com o sistema de agendamento o usuário já vai com dia e hora marcada e tem 15 minutos para ser atendido", diz.

Ainda conforme o diretor, em todo Estado são feitas 600 identidades por dia. “A pessoa tem que se programar para fazer o documento, que não é tão simples assim. Tem todo um procedimento na confecção do RG para evitar que sejam emitidos documentos falsos”, explica.

O agendamento é feito pelo site: http://servicos.sejusp.ms.gov.br/. A pessoa tem a opção de escolher o posto mais próximo ou o local que tiver a data desejada, preencher o formulário e confirmar o agendamento.

Nos siga no Google Notícias