A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

10/01/2014 14:34

Tirar RG exige planejamento e pode levar quase 5 meses no Estado

Viviane Oliveira
Com dia e horário marcado, pessoas aguardam para tirar o documento no posto de identificação da Rua 26 de Agosto. (Foto: Cleber Gellio) Com dia e horário marcado, pessoas aguardam para tirar o documento no posto de identificação da Rua 26 de Agosto. (Foto: Cleber Gellio)

Quem precisa fazer a primeira e segunda via da Carteira de Identidade em Campo Grande tem que esperar por quase 5 meses para conseguir o documento. Em alguns locais, se fosse agendar hoje, a pessoa só consegue data disponível para o final do mês de maio.

Para diminuir as filas e superlotação nos postos de identificação, foi criado em outubro do ano passado o agendamento eletrônico, no entanto, quem precisa fazer a RG com urgência não tem saída, tem que esperar.

No posto de identificação da Rua 26 de agosto, a primeira data vaga é para o dia 10 de março. A pior situação é do Prático do Aero Rancho, 27 de maio. Já no posto do Coronel Antonino, é possível tirar o documento no dia 26 de maio, e no centro de atendimento da Guaicurus, 14 de maio.

Uma funcionária, que não será identificada, disse que a demanda aumentou por conta da gratuidade da RG. Segundo ela, tem vez que o usuário não consegue nem fazer o agendamento por causa do congestionamento do site.

O estudante Daniel Kendi, 17 anos, é um dos que reclama da demora. Ele fez o agendamento no começo do mês passado e conseguiu marcar horário para hoje de manhã. O jovem quase não conseguiu fazer a matricula na faculdade por causa do documento. “Preciso da segunda via com urgência, quando tirei a RG pela primeira vez era muito criança e tem lugar que não aceita”, conta.

O diretor do Instituto de Identificação, Rubens Siles, justifica dizendo que hoje não tem mais filas nos postos de intentificação. "Antes a pessoa reclamava porque aguardava até 7h na fila. Hoje, com o sistema de agendamento o usuário já vai com dia e hora marcada e tem 15 minutos para ser atendido", diz.

Ainda conforme o diretor, em todo Estado são feitas 600 identidades por dia. “A pessoa tem que se programar para fazer o documento, que não é tão simples assim. Tem todo um procedimento na confecção do RG para evitar que sejam emitidos documentos falsos”, explica.

O agendamento é feito pelo site: http://servicos.sejusp.ms.gov.br/. A pessoa tem a opção de escolher o posto mais próximo ou o local que tiver a data desejada, preencher o formulário e confirmar o agendamento. 



O Mato Grosso do Sul gosta de imitar o estado de São Paulo então porque não imita o excelente PoupaTempo?!
 
danilo almeida em 10/01/2014 20:05:09
A última vez que tirei minha identidade foi a 20 anos atrás quando nem era informatizado e acreditem tirei a minha ,de minha filha e da minha esposa em menos de uma hora, e com a evolução que houve nesses 20 anos ,admiro agora levar 5 meses pra confeccionar este documento.A evolução andou pra trás aqui no MS.
 
Francisco Santos junior em 10/01/2014 19:40:26
Que fossem feitas mil RG por dia. Não poderia haver essa palhaçada. O Estado deveria atender com agilidade, pois cobra seus impostos pontualmente e com juros e correção quando há atraso. Afinal é o principal documento de identificação depois do registro de nascimento. É mais um descaso do governo do estado com o cidadão. Pior, é que nenhuma instituição toma uma atitude séria para melhorar essa situação. Vergonha...
 
Antonio Almeida em 10/01/2014 19:16:34
O diretor disse que a espera é de 15 minutos. Isso é mentira, eu tirei minha segunda via em novembro, após 2 meses de espera e, fiquei mais de uma hora aguardando. Tem 07 ou 08 guichês, porém, apenas 03 pessoas atendendo. É uma vergonha esse tempo todo para fazer um simples RG. Sem contar que falam em 03 dias para a entrega e, no meu caso foram mais 15 dias. Ainda questionei a atendente quando a mesma pediu para eu retirar o documento em 15 dias e, a esta disse que estavam com um "probleminha". Em Brasília, tira-se o RG em uma hora e você já sai com o documento na mão. Por que aqui é tão complicado?
 
josiel silva em 10/01/2014 18:42:48
QUE COISA RIDICULA, ONDE JÁ SE VIU 5 MESES PRA TIRAR UM RG.... CAMPO GRANDE É ISSO AÍ.
 
maximiliano nahas em 10/01/2014 17:51:54
@%#??????? não entendi antes as pessoas aguardavam 7h na fila (a 1ª via era paga)...agora com a gratuidade pode demorar até 5 meses???... melhorou o que? é uma vergonha...e vai reclamar pra quem???? Ministério Publico- MP?
 
Ester Menacho em 10/01/2014 15:37:14
Enquanto isso as placas do aquário que custam U$ 5 milhões acabaram de chegar e você cidadão vivendo isso, tirar RG não da voto mas o aquário da votos.!!
 
Douglas Cavalcante em 10/01/2014 15:33:28
O sistema esta mil maravilhas só para esse diretor...pq ele não precisa dos serviços e se precisar certeza que não terá dificuldade.
para o cidadão comum.. que precisa da emissão de um novo documento (2ª via) , esperar 2 meses é uma eternidade, muitas vezes prejudicam os sonhos de varias pessoas que necessita de documento em mão.

Atenção, não perca seus documento pois se perder só daqui 5 meses para emitir 2 via.

o sistema de agenda on-line é otima ferramenta, mas é necessário ter uma atendimendo prioritário para casos como esse (extravio de documentos) ou para quem não tem 5 meses para esperar.

o que não é continuar do jeitos que está.
 
Jose Antonio Costa em 10/01/2014 15:26:36
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions