ACOMPANHE-NOS    
JULHO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

TJMS cria cartilha sobre emissão da autorização de viagem para crianças

Judiciário estadual projeta aumento no número de pedidos de viagem de menores e explica situações em que documento é exigido

Por Humberto Marques | 06/07/2018 16:57

Diante do aumento no número de pedidos de autorizações de viagem de crianças e adolescentes junto à Justiça, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) disponibilizou em seu site uma cartilha com informações sobre o tema, bem como modelos para deslocamentos de menores no país e no exterior e autorização para hospedagem desses em hotéis, pensões ou estabelecimentos do gênero.

Conforme o órgão, por conta das férias escolares do meio do ano, há aumento nos pedidos junto à Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso de Campo Grande para viagens das crianças. Entre junho e julho do ano passado, por exemplo, foram 199 autorizações expedidas, sendo que em todo o primeiro semestre deste ano foram 189. A expectativa é de que a proporção se repita.

A autorização, porém, só é exigida em casos específicos –quando é preciso suprir o consentimento de um dos pais ou responsáveis quanto a viagem ou não sendo possível reconhecimento de firma sem autorização particular.

Em viagens nacionais nas quais o menor tenha mais de 12 anos ou esteja na companhia dos avós ou parentes até o terceiro grau (irmãos ou tios), a autorização judicial é dispensada. Contudo, independentemente da situação, não é permitida a viagem de crianças e adolescentes sem documento original ou autenticado, sendo exigido dos maiores de 12 anos documento com foto para embarque aéreo e terrestre sem a autorização expressa.

As regras são semelhantes para viagens internacionais: se o menor viajar desacompanhado, necessita apenas de autorização dos pais com firma reconhecida em cartório, dispensando o documento emitido pela Vara da Infância. Mais informações podem ser obtidas na Vara da Infância da Capital, pelo telefone (67) 3317-3428.