ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

"Todos acabam vindo para cá quando precisam", diz diretor da Santa Casa

Nadyenka Castro | 10/09/2012 08:40

Para ele, faltam mais leitos de hospital em Campo Grande e atendimentos a vítimas de trânsito têm sobrecarregado o hospital, em especial o centro cirúrgico

Santa Casa é alvo constante de críticas, mas diretor afirma que todos procuram o hospital para atendimento. (Foto: Minamar Júnior)
Santa Casa é alvo constante de críticas, mas diretor afirma que todos procuram o hospital para atendimento. (Foto: Minamar Júnior)

“Todos acabam vindo aqui quando precisam”, afirma o diretor-clínico da Santa Casa de Campo Grande Heitor Soares, que diz que para melhorar o atendimento hospitalar na Capital é preciso mais leitos e redução de acidentes de trânsito, principalmente os de motocicleta.

Heitor explica que o hospital é referência em atendimento a traumas, cirurgia cardíaca, neurológica, obstetrícia de alto risco e grandes queimados. A referência associada ao corpo clínico disponível 24 horas faz com que o hospital seja o mais procurado e “tudo isso tem custo”, lembra o diretor, afirmando que a Santa Casa atende a “cinco vezes mais pacientes do Sistema Único de Saúde do que de convênios”.

Muitos destes pacientes que buscam atendimento no hospital vão para internação e aí faltam leitos. Há ainda situações pontuais em que não há vagas também para convênios e particulares. Ele citou como exemplo da necessidade de mais vagas o que aconteceu no fim de junho: havia 630 pacientes internados, para 600 vagas. “Tinha paciente do SUS até na ala particular”.

Para Heitor, se a maioria das doenças fossem curadas na atenção básica e reduzisse a violência urbana, não faltariam vagas. Mas, enquanto isso não acontece, mais leitos estão sendo viabilizados no hospital para reduzir o déficit.

Urgência e emergência- “Não é o convênio que manda, é a gravidade”, resume o diretor da Santa Casa, ao explicar porque uma pessoa do SUS pode ser atendida primeiro que aquela conveniada. A diferença é no espaço de atendimento. “Mas a pessoa de convênio não aceita isso”. “O atendimento é por gravidade. Todos somos seres humanos. A visão é humana, não econômica e o atendimento na Santa Casa é por gravidade”.

E nesse cenário entram as vítimas de acidentes de trânsito, de agressão, que, conforme o caso, acabam sendo atendidas prioritariamente e também vão para a frente da fila no centro cirúrgico. Muitas vezes, para o atendimento a uma vítima de acidente são necessários vários profissionais. “Para um politraumatizado, por exemplo, é preciso vários especialistas, e isso é todo dia”, conta o diretor.

Por conta das situações mais graves, as cirurgias eletivas vão ‘esperando’. Há situações em que chegam a ser suspensas por horas e dias. Para se ter ideia do montante de procedimentos cirúrgicos realizados no hospital, somente em junho foram 1,9 mil. “A maioria é ortopédica e a maioria é de acidentados com motocicletas”, afirma.

Em junho, o hospital atendeu a 451 pacientes vítimas de acidentes de trânsito. Deste total, 314 são só de moto.

Há também situações que fazem com que o atendimento demore um pouco mais: paciente alcoolizado que não lembra do que ocorreu, por exemplo. Para ele, a solução de muitos problemas é o Hospital do Trauma. “A Santa Casa precisa que o Hospital do Trauma seja aberto”.

Nos siga no Google Notícias