ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

TJ adia julgamento do feriado da consciência negra

Paulo Fernandes | 05/10/2011 23:38

A pedido do relator, desembargador Paschoal Carmello Leandro, o julgamento da Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra o feriado da consciência negra foi adiado para a próxima sessão do Órgão Especial do TJMS (Tribunal de Justiça).

O feriado estadual voltará ao banco dos réus somente daqui a duas semanas, no dia 19 de outubro. É que na próxima semana, não haverá sessão por conta de outro feriado, o de Nossa Senhora Aparecida.

Na Adin, a Fecomércio (Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso do Sul) quer declarar inconstitucional da Lei estadual, que instituiu o dia 20 de novembro como feriado. Naquela data, é celebrado o dia nacional da consciência negra, em alusão à morte do herói Zumbi dos Palmares.

A Federação do Comércio argumenta que a legislação federal não deixou margem aos estados para estipularem seus feriados além da data magna estadual. Além disso, ela afirma que a instituição de um novo feriado civil estadual interfere diretamente nas relações trabalhistas e salariais.

Nos siga no Google Notícias