ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

UFMS estreia banca para validar reivindicação de vaga por cota racial

O candidato é fotografado e o enquadramento na cota é determinado pelo fenótipo

Aline dos Santos | 30/01/2018 11:19
Entre hoje e amanhã, 1.400 candidatos devem passar por avaliação. (Foto: Marcos Ermínio)
Entre hoje e amanhã, 1.400 candidatos devem passar por avaliação. (Foto: Marcos Ermínio)

Com políticas de cotas desde 2012, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) estreia em 2018 uma nova etapa antes da matrícula para quem se declarou preto ou pardo.

Entre hoje (dia 30) e amanhã (dia 31), 1.400 candidatos devem passar pela Banca de Avaliação da Veracidade da Autodeclaração em Mato Grosso do Sul. Antes, a pessoa que se inscreveu pela cota racial apenas apresentava a autodeclaração e efetuava a matrícula se atingisse a nota de corte.

Segundo a chefe da Divisão de Acessibilidade e Ações Afirmativas da UFMS, Mirella Villa, a banca foi realizada pela primeira vez no ingresso da seleção de Inverno, mas a verificação foi feita depois da matrícula.

“Fomos aprimorando e agora estamos fazendo todas as avaliações antes da matrícula. Isso é em benefício do candidato. É muita gente falando das cotas, sobre fraudes”, afirma.

A banca é composta por três pessoas, com representantes de movimentos negros e funcionários que passaram por formação no mês de novembro. O candidato é fotografado e o enquadramento na cota é determinado pelo fenótipo.

“O que é o fenótipo? É o visual. No genótipo, entra a ascendência, porque minha mãe é negra, meu pai é negro. Isso não faz diferença na nossa avaliação. A nossa avaliação é do fenótipo”, diz.

A lista com os deferidos e indeferidos deve ser publicada no dia primeiro de fevereiro. Os candidatos deferidos poderão realizar matrícula. Quem receber uma negativa tem o prazo de 2 a 5 de fevereiro para apresentar recurso. O período de matrículas dos aprovados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) vai de hoje a 7 de fevereiro.

O candidato que recorrer vai passar por uma outra banca, também composta por três pessoas. Se mantida a decisão, ele perde a matrícula. Conforme Mirella, a UFMS oferta cotas sociais para todos os cursos, inclusive Medicina e Direitos.

"Isso é em benefício do candidato", diz Mirella, sobre nova etapa antes da matrícula. (Foto: Marcos Ermínio)
"Isso é em benefício do candidato", diz Mirella, sobre nova etapa antes da matrícula. (Foto: Marcos Ermínio)

Mas a inclusão ainda precisa de avanços para se tornar mais visível.

“A divisão trabalha todo ano com levantamento de dados. Os dados que tínhamos até o semestre passado era que a coisa estava acontecendo. Mas se você chega numa sala do curso de Medicina, mais concorrido, a maioria é branca. Agora, nós vamos fazer essa avaliação e temos certeza que vamos perceber sim”, salienta.

Mais informações sobre as bancas podem ser obtidas por meio do e-mail diaaf.proaes@ufms.br e dos telefones (67) 3345-7914 e 7908.

Participantes – Na internet, a UFMS divulgou quem deve comparecer à banca antes de realizar a matrícula:

 Candidatos autodeclarados pretos ou pardos, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012);

Candidatos autodeclarados pretos ou pardos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012);

Candidatos com deficiência autodeclarados pretos ou pardos, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012);

Candidatos com deficiência autodeclarados pretos ou pardos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Nos siga no Google Notícias