A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

05/11/2012 15:16

União cria parceria com estados para melhorar sistemas de dados da segurança

Vinícius Soares, da Agência Brasil

A Secretaria Nacional de Segurança Pública fixou regras nesta segunda-feira (5) para que governos estaduais enviem propostas de parcerias que aprimorem seus sistemas de informação, facilitando a implementação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp). A medida beneficia oito estados selecionados a partir de critérios técnicos.

O prazo para enviar os pedidos já foi aberto com a publicação da Portaria 71 na edição de hoje (5) do Diário Oficial da União e termina no próximo dia 15 deste mês. O repasse previsto para as parcerias pode variar de R$ 100 mil a R$ 2,334 milhões. Os estados selecionados são Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rondônia e Sergipe.

As propostas a serem enviadas pelos estados precisarão ser enquadradas em duas linhas de financiamento. A primeira inclui a aquisição, o desenvolvimento e a customização de sistemas de informação para que sejam adequados à gestão operacional pretendida por cada estado e pelo sistema nacional.

A segunda prevê a customização de sistemas de registro de atendimentos, ocorrências e procedimentos policiais, com a mesma finalidade. A avaliação das propostas será feita pelo Conselho Gestor do Fundo Nacional de Segurança Pública.

Os estados que obtiverem as parcerias ficarão obrigados a fornecer informações operacionais em tempo real à Secretaria Nacional de Segurança Pública, tais como a estrutura organizacional, os recursos materiais disponíveis e o efetivo.

Os estados foram selecionados pelo índice de alimentação e pela consistência das informações que já passam ao Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal, e também pela taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes. Os demais estados terão prioridade na próxima vez que o processo for aberto.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions