ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

União estuda medida para evitar que CCR pare com obras em MS, diz Moka

Uma das ações que está em análise é a edição de uma MP, que não teve o conteúdo revelado. Nova reunião acontece na terça que vem

Nyelder Rodrigues | 18/04/2017 19:12
Em reunião no Ministério dos Transportes, Moka tratou solução para impasse sobre a BR-163 em MS (Foto: Divulgação)
Em reunião no Ministério dos Transportes, Moka tratou solução para impasse sobre a BR-163 em MS (Foto: Divulgação)

O senador sul-mato-grossense Waldemir Moka (PMDB) se reuniu nesta terça-feira (18) com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, em busca de solução para a paralisação das obras de duplicação da BR-163, realizada pela CCR MSVia. No encontro, o parlamentar foi informado que a União estuda ações para evitar o problema.

A situação veio à tona a partir do pedido da concessionária, responsável por administrar a rodovia em Mato Grosso do Sul, de revisão do contrato que tem com o Governo Federal. A empresa indica que a arrecadação atual é insuficiente para atender as demandas do acordo, a principal delas, a duplicação até 2020 da BR-163.

De acordo com Waldemir Moka, o ministro Quintella revelou que o Governo Federal estuda a edição de uma medida provisória para tentar resolver o caso. Além disso, foi marcado uma nova reunião para terça-feira (25), envolvendo também o presidente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Jorge Bastos, e a bancada parlamentar do Estado.

"A bancada toda está mobilizada para evitar essa paralisação. Hoje o ministro já revelou que tramita uma medida provisória que visa recursos para contornar essa situação, mas não é ainda uma coisa garantida. Detalhes mesmo vamos saber na terça-feira que vem, por enquanto a notícia é essa", comenta o senador Moka.

O conteúdo da medida provisória não foi revelado. As MPs tem poder de lei e podem servir para várias situações, como redução de impostos, ampliação de prazos e concessão de financiamentos, entre outros benefícios.

Crise - Para suspender as obras e pedir revisão do contrato, a CCR MSVia alega que desde a assinatura do contrato as condições econômicas do país mudaram, as taxa de juros subiram de 5% para 7,5% no período e em 2013, quando as projeções foram feitas, o Brasil não passava pelas dificuldades, que iniciaram em 2014.

A empresa também afirmou, em coletiva de imprensa, que cogita rescindir o contrato caso não tenha o prazo ampliado, mesmo sob pena de multa. Entretanto, os valores não são revelados, mas há estimativa que gire na casa de milhões de reais.

O contrato do Governo Federal com a empresa, assinado em março de 2014, exige que as obras estejam terminadas até o quinto ano da concessão, ou seja, 2020. Porém, a CCR propõe que haja duplicação de 400 km até o décimo e 15º ano de concessão. A BR-163 tem 806 km de duplicação para ser realizado em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias