ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Usina se habilita para vender crédito de carbono

Redação | 05/06/2009 07:21

A Usina São Fernando Açúcar e Álcool está se habilitando, junto da Organização das Nações Unidas, para comercialização de créditos de carbono. Os certificados são emitidos quando ocorre a redução de emissão de gases causadores do efeito estufa e o sequestro de carbono pode ser negociado no mercado internacional.

De acordo com a usina, para se habilitar é preciso passar por várias etapas e a expectativa é em poucos meses o projeto já esteja implementado. A unidade é atua na cogeração de energia a partir da biomassa (bagaço da cana-de-açúcar).

Otávio Gonçalves Pereira, engenheiro eletricista e supervisor de Cogeração e Energia Elétrica da Usina São Fernando explica que a Usina partiu da premissa de que a comercialização do crédito de carbono também justificaria o empreendimento. Em junho começa o processo de moagem da cana-de-açúcar na Usina São Fernando e, na sequência, terá início a atividade de cogeração.

Geralmente, a aprovação de um projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo dura um ano para a sua efetivação e então comercialização de créditos de carbono. No Brasil poucas indústrias do setor sulcroalcooleiro que incluem no seu plano de trabalho essa proposta.

Nos siga no Google Notícias