ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Venda sobre inibidores de apetite tem maior controle

Redação | 15/01/2008 12:40

O Brasil é um dos maiores consumidores de substâncias anorexígenas do mundo e muitas vezes o uso desses medicamentos é feito sem orientação médica. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aumentou o controle sobre a venda desses remédios.

As novas regras, que já estão valendo desde 3 de janeiro, determinam, por exemplo, que o paciente só pode comprar o necessário para um mês de tratamento, definem as doses máximas de cada substância que o paciente pode tomar e proíbem o uso de inibidores associado com laxantes, diuréticos, remédios para ansiedade ou depressão.

O gerente de Fiscalização da Anvisa, Kléber Pessoa de Melo, explica que a principal mudança que a Resolução nº 58/2007 trouxe foi o novo tipo de receita médica, criado especificamente para os medicamentos anorexígenos. "O receituário é de cor azul, tem uma identificação "B2" e só vale no estado em que foi confeccionado e é válido por 30 dias\".

Além disso, o médico não pode prescrever substâncias associadas, várias substâncias na mesma receita. Pessoa de Melo destacou que uma das propostas da Anvisa é aprimorar o controle dessas substâncias para proteger a população de fraudes e evitar o aumento do mercado ilícito, por exemplo.

De acordo com a Anvisa, o descumprimento das novas exigências fica sujeito às sanções da Lei 6.437/77. A lei estabelece penalidades que chegam até à interdição do estabelecimento e multas que variam entre R$ 2 mil e R$ 1,5 milhão. Ao farmacêutico responsável pelo estabelecimento também cabem as sanções do conselho profissional competente.

Nos siga no Google Notícias