A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

11/12/2013 15:46

Verão pode ter chuva e temperaturas pouco acima da média no Estado

Luciana Brazil
Na primavera, quando as temperaturas em MS ficaram entre as mais altas do País, crianças se refrescam em lagoa na Capital (Foto: Cleber Gellio/Arquivo)Na primavera, quando as temperaturas em MS ficaram entre as mais altas do País, crianças se refrescam em lagoa na Capital (Foto: Cleber Gellio/Arquivo)

O verão em Mato Grosso do Sul será de chuva pouco acima da média para o período, conforme a previsão preliminar do meteorologista da estação da Anhanguera Uniderp, Natálio Abrão. A estação, que começa no dia 21 de dezembro e termina no dia 21 de março, deverá ser quente e chuvosa pelo menos nos dois primeiros meses, dezembro e janeiro.

O prognóstico da estação ainda não foi concluído, mas segundo Natálio, é possível dizer que em dezembro os níveis de chuva estarão um pouco acima da média histórica para o Estado. Para o mês, são esperados 210 milímetros de precipitação e a média para o período é de 206,2 mm. Em janeiro, os meteorologistas esperam 220 milímetros de chuva.

As temperaturas ficarão altas nos dois primeiros meses da estação. Conforme Natálio, a média em dezembro ficará entre 25°C e em janeiro, será de 24,5°C.

“Isso significa que as mínimas ficarão entre 20º C e 21°C. E as máximas ficarão acima de 30°C”, afirmou.

De acordo com dados preliminares do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que também ainda não divulgou o prognóstico para a estação, o verão será chuva e temperaturas na média, com exceção da região leste do Estado, próximo a divisa com São Paulo, onde as chuvas devem ficar acima do esperado para o período. Já no extremo sul do Estado, as chuvas devem ser inferiores ao registrado normalmente na estação.

Segundo o Inmet, nas áreas onde as chuvas forem mais constantes, as temperaturas ficaram abaixo da média.

Ainda não é possível avaliar se fará mais calor do que na primavera, quando o calor foi grande no Estado. Os prognósticos devem ser concluídos ainda nesta semana.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions