A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

01/12/2009 17:04

Votação de projeto sobre usinas surpreende ambientalista

Redação

O Fórum de Defesa do Pantanal, formado por entidades de defesa do meio ambiente, vai se mobilizar contra a aprovação do projeto de lei que permite o plantio e a instalação de usinas na BAP (Bacia do Alto Paraguai). Além de considerar insuficiente o levantamento realizado pelo Estado, as organizações não-governamentais se sentiram enganadas pelo Governo estadual.

De acordo com o secretário-executivo do fórum e membro do Instituto SOS Pantanal, Alessandro Menezes, o governador André Puccinelli (PMDB) tinha assumido o compromisso de debater a proposta antes de aprova-la na Assembléia. No entanto, após duas reuniões, os integrantes do grupo foram surpreendidos com o avanço da proposta no legislativo estadual.

"O governador tinha assumido o compromisso de não votar antes de concluir o debate com a sociedade", destacou o dirigente. Ele disse que o estudo do ZEE/MS (Zoneamento Ecológico Econômico) não é suficiente para definir se a instalação de usina pode ser feita na região da BAP.

As entidades querem a realização de outro estudo e mais específico para a região do Pantanal, que definirá quantas usinas e em quais regiões poderiam ser instaladas. "O estudo não é suficiente", afirmou Menezes.

Ele ainda lamentou que o Governo tenha informado que a proposta só liberava o plantio de cana-de-açúcar na BAP. O ponto mais polêmico, que permite a implantação de indústrias de açúcar e álcool, não foi divulgado e chegou a ser negado por Puccinelli.

Além de mobilizar contra a aprovação da proposta, o Fórum de Defesa do Pantanal pensa em dar um "prêmio simbólico", como troféu motosserra, ao governador em decorrência da proposta para instalar usinas na Zona do Alto Taquari e na Depressão do Miranda.

Indenizações por morte no trânsito crescem 24% em relação a 2016
O número de indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro Dpvat) entre janeiro e novemb...
ANS regulamenta novas regras de compartilhamento para planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou duas resoluções normativas na tentativa de dar mais segurança e estabilidade ao mercado de pla...
UFMS recebe inscrições para vários cursos no Vestibular 2018
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions