ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Amor em 4 Patas

Cães de porte grande: 6 cuidados indispensáveis

Larissa Meurer (*) | 15/06/2022 11:00

Ei, se você tem um golden, labrador, pit bull, rottweiler, dog alemão, são bernardo, então esse conteúdo é para você. Diferente de outros animais, os cães de porte grande possuem predisposição a algumas doenças que podem ser evitadas antes de acontecer. Quer saber o que fazer, então veja só:

Paciente pit bull. - Imagem: Arquivo pessoal
Paciente pit bull. - Imagem: Arquivo pessoal

1. Ter cama
Animais de porte grande não deitam no chão, eles se jogam, e isso vai forçando as articulações, dando doenças de cotovelo, acumulando líquido nessa região, além de que já são animais predispostos á ter problemas articulares devido ao seu tamanho e devido ao peso que acabam atingindo. Tudo isso piora muito quando vão ficando idosos, em que os músculos afrouxam e as articulações acabam ficando ainda mais desgastadas. Por isso tudo que você precisa oferecer á ele um conforto na hora de deitar, mesmo que ele não use a cama, ofereça. No dia que ele sentir dor ele vai usar a cama. Ah, não se esqueça de oferecer muitos brinquedos e atividades para seu pet pra que ele não tenha tempo de destruir a cama!

2. Dar a quantidade certa de ração
Se você der ração de menos seu pet vai ficar fraco já que a imunidade é obtida através da alimentação. E se você dar ração a mais, estará facilitando que esse pet fique obeso, o que já é comum, mas não normal, de acontecer. E tudo isso prejudica ainda mais as articulações desses animais. A quantidade certa de ração é a que está escrita atrás do pacote que você comprou, eu sei, vai parecer que é pouca ração, mas não é. Nutricionistas veterinários estudaram muito pra colocarem aqueles valores de referência pra que você alimente seu pet, e com aquela quantidade você pode ficar seguro de que seu pet está tendo o suficiente pra se sustentar. Resista á cara de pidão do seu pet pois quando você dá ração á mais, além de gastar mais dinheiro com isso, você prejudica a saúde do seu pet, predispondo á doenças articulares, obesidade, pressão alta, colesterol alto, etc.

3. Refeições diárias
Você deve se lembrar do Marley aquele labrador do filme Marley e Eu, não é? Ele morreu por falta de prevenção. Um simples cuidado que pode salvar a vida dos cães grandões. Esses animais possuem o estômago pendular e isso facilita a torção gástrica, que é literalmente torcer o estômago, que foi o que aconteceu com o labrador Marley.

Isso acontece quando o cachorro come demais e sai pulando, correndo e brincando. É difícil segurar eles depois que comem, então o que podemos fazer é dividir a ração em 3 refeições ao invés de fazer 1 ou 2 grandes refeições. Assim, cada vez que ele comer será em pequena quantidade e não em grande quantidade. Exemplo: se no pacote de ração fala pra você dar 300 gramas por dia, ao invés de fazer 1 refeição de 300g ou 2 de 150 gramas, faça 3 refeições de 100 gramas, o estômago do seu pet não vai ficar tão estufado e o risco de torcer diminui.

4. Pote elevado
O ideal é que os potes de água e ração fiquem na altura do seu pet pra evitar dores na coluna, dores no pescoço, dores nas articulações. Essa orientação vale pra animais de todos os tamanhos, mas reforço essa orientação para animais de porte grande pois precisam se inclinar mais ainda que os pequenos pra poderem comer ou beber.

5. Evitar chão liso
Devido á predisposição para problemas articulares o ideal é que esses animais vivam no chão calçado ou emborrachado, pois quando ficam escorregando demais acabam forçando ainda mais as articulações.

6. Evitar obesidade
É muito comum donos de Pit bull querer ver eles bem gordinhos e musculosos, mas preciso dizer que isso não é saudável, pois a obesidade predispõe á pressão alta, colesterol alto, problemas articulares, problemas cardíacos, riscos cirúrgicos. Sempre dê apenas a quantidade recomendada pelo fabricante da ração, e use petiscos apenas como reforço positivo, ou seja, quando você quer ensinar algo ao seu pet, ou seja, não é sempre, ok?

Se você deseja receber orientações pra que seu pet viva ainda mais saudável e por mais tempo com você de forma personalizada, é só CLICAR AQUI e falar pelo direct no Instagram.

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.

Nos siga no Google Notícias