ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Amor em 4 Patas

Conheça 8 cuidados que devemos ter com cães idosos

Larissa Meurer (*) | 23/06/2022 08:48
(Foto: Reprodução/Freepik)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Todo mundo acha os filhotes muito fofos, e realmente são. O que a maioria das pessoas não sabem é como é bom ter um cachorro parceiro por muito tempo. Com o passar do tempo se forma uma parceria tão linda, que o tutor e o cachorro acabam se conhecendo muito bem só de olhar um para o outro, e isso se constrói com o passar dos anos e da convivência.

Já que seu cão é seu parceiro por tantos anos, então ele merece alguns cuidados especiais. A partir dos 7 anos de idade a imunidade deles, a força e vitalidade já não são mais a mesma. E é por isso que precisam de cuidados que antes, quando jovens, parecia não fazer diferença. Muitos cães idosos vão ficando "ranzinzas" devido às dores que estão sentindo, mas não são capazes de falar. Porém como médica veterinária, estou aqui pra te falar tudo o que ele quer, mas não te diz. São dores pra mastigar, dores pra levantar, dores em todos os lugares, e por isso que acabam ficando "ranzinzas". Mas há uma solução: é possível oferecer uma melhor qualidade de vida, mesmo em animais idosos! Podemos tornar os últimos anos desse bichinho, que foi seu companheiro por toda a vida, em maravilhosos anos muito bem vividos. Então, pegue um papel e uma caneta e anote aí:

1 - Escovar os dentes

A maioria dos animais idosos ficam com os dentes tão podres que acabam caindo por falta de escovação. Sim, os animais precisam escovar os dentes diariamente. Se os dentes do seu cão estão muitíssimos sujos, então pode ser que seja necessário fazer uma tartarectomia, um procedimento em clínica odontológica veterinária para a retirada de tártaro. Manter a boca do seu pet limpa vai ajudar a diminuir o odor desagradável, além de diminuir a dor para mastigar. Ele viverá ainda melhor, com mais qualidade de vida, se puder mastigar sem dor da gengiva inflamada por conta de placas bacterianas.

2 - Cama

Em animais idosos a musculatura vai afrouxando, e acaba forçando as articulações, causando dores. Por isso é importante que eles tenham uma cama para deitar. Mesmo que no início pareça que ele não goste da cama, você precisa oferecer esse conforto pra ele, pois o dia que ele sentir dor, ele vai até a caminha dele. Isso vale tanto para animais pequenos, médios e de grandes portes.

3 - Pote elevado

Modelo de pote com ajuste de altura (Foto: Reprodução)
Modelo de pote com ajuste de altura (Foto: Reprodução)

Como foi dito anteriormente, animais idosos sentem dores em diversos lugares do corpo, além das articulações. E uma maneira de prevenir dor é fazendo uso do pote elevado. Os potes de água e ração devem ficar na altura do seu pet pra que ele não tenha dores no pescoço, dores na coluna, dores articulares. Assim você o deixará mais feliz.



4 - Brinquedos inteligentes

Jogo interativo para cachorro (Foto: Reprodução)
Jogo interativo para cachorro (Foto: Reprodução)

Você já deve ter ouvido falar do Mal de Alzheimer em humanos, não é mesmo? E se eu te disser que isso também existe nos cães idosos? A diferença é que para os cães o nome da doença se chama: distúrbio cognitivo. Acabam diminuindo a capacidade de atenção, aprendizado e memória. Mas você pode estimular o cognitivo do seu pet através de brinquedos inteligentes, que exigem certo esforço do seu pet pra ganhar uma recompensa, por exemplo. Você pode comprar esses brinquedos prontos e bem desenvolvidos em pet shop ou pode fazer de forma simples em casa mesmo. Qualquer coisa que você faça que dificulte pra ele encontrar um petisco já será uma forma de estimular esse animal. Exemplo: ao invés de colocar a ração no pote, coloque numa caixa de ovos, ou dentro de uma garrafa pet com furinhos pra que a ração saia conforme ele for girando a garrafa. Esses tipos de atividade servem como prevenção ou como auxiliar no tratamento da doença.

5 - Colocar mais potes de água pela casa

E de preferência bem pertinho de onde seu cão costuma ficar. Devido ás dores articulares pra se levantar e se locomover, muitos animais deixam de ir beber água podendo desenvolver problemas urinários.

6 - Ração sênior

A maioria das pessoas acham que a ração de adulto é para sempre, mas não é. A partir de 7 anos de idade eles precisam comer a ração sênior, que é específica para animais idosos, pois não sobrecarrega o fígado e rins desses animais, que muitas das vezes já não está funcionando muito bem. E se você voltar a dar ração de filhote para um idoso saiba que está diminuindo o tempo de vida do seu pet. Animais idosos não possuem as mesmas necessidades nutricionais que um pet filhote ou adulto. Inclusive a ração de idoso é mais macia, facilitando a mastigação.

7 - Banho e tosa em dias mais tranquilos

Nunca leve seu pet idosinho pra tomar banho próximo ao fim de semana ou aos sábados, pois são os dias mais lotados em banho e tosa. Animais idosos precisam de mais atenção, mais cuidados pra que não fiquem tão estressados e com dores articulares. A pele deles é mais fininha e requer muita atenção, por isso será mais seguro e confortável para seu pet idoso tomar banho no início da semana, que geralmente são os dias mais vazios nos lugares de banho e tosa.

8 - Check up

Infelizmente quando se chega nessa fase da vida, um dos órgãos vitais pode falhar, como rins e fígado por exemplo. E por esse motivo que animais acima de 7 anos precisam fazer exames de check up com médica veterinária a cada 6 meses, pra que essas alterações possam ser diagnosticadas logo no início e assim ser mais fácil de tratar, o que gera menos sofrimento pra ele e mais economia para você.

O melhor de tudo que para receber um guia de cuidados para idosos de forma personalizada conforme a sua rotina e do seu pet, e fazer os exames de check up, você não precisa sair de casa. Clique no link e agende seu atendimento através do direct do Instagram @larissameurer.

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.

Nos siga no Google Notícias