ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 30º

Amor em 4 Patas

3 mitos na alimentação de pets, você comete algum deles?

Por Larissa Meurer (*) | 08/06/2022 09:30
3 mitos na alimentação de pets. - Imagem: Mathew Coulton on Unsplash
3 mitos na alimentação de pets. - Imagem: Mathew Coulton on Unsplash

O primeiro deles é: não controlar a quantidade de ração que seu animal come.

Já ouvi dizerem que dão ração á vontade pra que o pet não passe vontade, muita gente não gosta de regular a ração, isso acontece pois não sabem os malefícios que dar ração descontroladamente pode causar. Enfim, o que tenho a dizer é que assim como uma criança não tem noção do que é bom pra sua alimentação, os pets também não possuem essa noção. Quem vai determinar o que deve ou não comer e a quantidade é você juntamente com orientação veterinária. Se você dar ração de menos, seu pet vai ficar com imunidade baixa, fraco, afinal a imunidade vem através da alimentação. E se você dar ração a mais, seu pet pode ficar obeso, ter problemas articulares, pressão alta, colesterol alto e em alguns casos predispostos até diabetes. Essa responsabilidade está em suas mãos.

O segundo mito muito comum é: não se importar com a quantidade de refeições.

Algumas pessoas dão apenas 1 vez ao dia, outras dão 2x vez, outras dão 3 x. Mas afinal qual é o certo?

O certo é 3x ao dia, vou te dizer o porquê:

Se o seu pet come apenas 1 ou 2 x ao dia posso te garantir que ele está passando fome. Não estou dizendo pra aumentar a quantidade de ração, e sim a quantidade de refeições. Por exemplo: se ele come 100 gramas por dia, então divida em 3 refeições de 33 gramas. Imagine que você pudesse ter apenas 1 ou 2 refeições ao dia, com certeza passaria fome entre as refeições, e por isso o ideal é que dê 3x.

Quando o pet come 1 ou 2 x ao dia ele não tem energia para o dia todo, e pode ficar com hipoglicemia, e se for um filhotinho ou um pet muito pequeno, ele pode até não resistir.

Quando seu pet come apenas 1 ou 2 x ao dia vai irritando o estômago e causando gastrite por ficar muito tempo sem se alimentar. Você já ficou o dia inteiro corrido sem almoçar e quando chegou a noite achou que ia comer um monte mas acabou comendo só um pouquinho mesmo tendo passado o dia inteiro sem se alimentar? Pois é, isso acontece pois seu estômago ficou irritado. E com o tempo isso pode levar á gastrite crônica, o animalzinho fica enjoado pra comer, acontece episódios de vômito.

Outro motivo muito importante pra que seu pet coma 3 x ao dia é pra evitar torção gástrica, isto é quando o estômago torce por estar inflado. Quando um pet ou até mesmo nós comemos uma refeição muito grande ficamos com estômago muito cheio, a diferença é que nós descansamos após a refeição, já os pets acabam de comer e vão correr, pular e brincar, mesmo estando com a barriga cheia, e é nesses momentos que o estômago pode torcer e isso acaba virando uma emergência veterinária. Você já assistiu aquele filme Marley e eu? O labrador do filme não resistiu devido á torção gástrica.

Então se você fica o dia inteiro fora e não tem como dar o almoço do seu pet, não tem problema, você pode dar: de manhã, quando chega do trabalho e antes de dormir.

O terceiro mito comum na maioria das casas é deixar a ração á vontade.

Muita gente faz mas não sabe como isso pode ser ruim. Veja o que acontece quando você deixa a ração á vontade:

  • Atrai ratos (eles sentem o cheiro da ração á quilômetros de distância), formigas e outros insetos que podem causar doenças ao seu pet;
  • Pega umidade do ar;
  • Perde o sabor e fica ruim;
  • Perde a qualidade;
  • Perde os nutrientes  por causa da luz natural e da luz artificial;

Então o que fazer:

Coloque a ração, se em 30 minutos ou 1 hora seu pet não comer, então tire a ração, ele vai passar fome 1x só pois vai entender que precisa comer na hora que você coloca.

Isso evita muitos problemas de comportamento, para o cão quem está com alimento dele é superior, então quando ele obedece e come na hora que você quer, evita problemas de desobediência.

Ah, mas meu pet acostumou comer apenas 1x ao dia, pode ser então que ele já tenha desenvolvido gastrite, por isso nos primeiros dias talvez vai ser necessário tornar a ração mais atrativa adicionando molho de carne para animais, sachê ou patê, pra que estimule ele á comer, mas isso somente nos primeiros dias senão ele vai viciar.

Essas informações foram úteis pra você?

Sei que é possível te ajudar muito mais, por isso se você deseja receber uma consultoria personalizada para o seu pet e completa sobre alimentação, saúde, comportamentos, cuidados, vacinas e vermífugos, CLIQUE AQUI e entre em contato através do direct do Instagram.

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.

Nos siga no Google Notícias