ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, QUARTA  29    CAMPO GRANDE 16º

Amor em 4 Patas

Quando e quais vacinas seu cachorro precisa tomar?

Veja o guia completo das vacinas indispensáveis ao seu cãozinho

Por Larissa Meurer (*) | 25/05/2022 07:39
Dra. Larissa Meurer se preparando para aplicar vacina. (Foto: Arquivo Pessoal)
Dra. Larissa Meurer se preparando para aplicar vacina. (Foto: Arquivo Pessoal)

A maioria de nós, logo que adotamos ou compramos um filhotinho, levamos ao veterinário pra aplicar as vacinas. Mas será que somente a vacina múltipla (aquela V8 ou V10) são suficientes?. Será que aplicar a vacina somente em filhotes já basta?

E a resposta é não. O intuito dessa matéria é que você entenda todas as vacinas que seu pet precisa, e em quais idades tomá-las.

A primeira vacina que um bebê cãozinho toma é a múltipla, que protege contra várias doenças (cinomose, leptospirose, parvovirose, entre outras). Ela deve ser aplicada a partir de 45 dias dias de vida, e dependendo da idade em que tomar a primeira, podem ser necessárias mais 3 ou 4 doses.

Seu pet deve receber esta vacina não só para protegê-lo, mas também para proteger toda a sua família, já que ela protege contra a leptospirose, aquela doença que passa pelo xixi do rato. Você pode não ter contato com ratos, mas se o seu cãozinho tiver, ele mesmo pode te transmitir essa doença, caso não seja imunizado.

Outra vacina importantíssima é a de gripe, que pode ser aplicada a partir de 2 meses de idade. A gripe é uma doença que deixa os animais com uma tosse seca, dor de garganta, falta de apetite, tristeza e emagrecimento. Vale muito mais a pena vacinar o seu pet do que vê-lo sofrer com essa doença.


Outra vacina que seu pet também precisa é a vacina da giárdia, que pode ser feita a partir de 2 meses de idade. A giárdia é um parasita que causa a doença giardíase com sintomas parecidos de verminose, como vômitos, diarreia, tristeza, falta de apetite e emagrecimento. É importante imunizar o seu pet, pois existe o risco de contaminar toda sua família, uma vez que pode ser transmitida para seres humanos. A preocupação é ainda maior com crianças, já que possuem contato maior com os pets, beijam mais, abraçam mais e rolam mais no chão com seus animais do que nós, adultos.

Caso o cãozinho vacinado seja contaminado, o imunizante irá “abraçar” esse parasita, impedindo que ele se reproduza, encerrando ali o ciclo da giárdia. Os resíduos serão eliminados nas fezes, de forma não infectante.

Existe também a vacina de raiva, a única que por lei é obrigatória a partir de 3 meses de idade. Protege contra uma doença que pode ser passada para os seres humanos, por isso é de extrema importância.

E por último, mas uma das mais importantes, é a vacina de leishmaniose, que pode ser aplicada em cães acima de 4 meses de idade. Ela é essencial por morarmos em área endêmica. Isso significa que todos os cães que moram no Mato Grosso do Sul terão contato com essa doença. Mesmo que seu pet use a coleira repelente, mesmo que você cuide do seu quintal, é necessário mais de um tipo de proteção. É uma doença sem cura e transmissível aos seres humanos.

Então: V10, gripe, giárdia, raiva e leishmaniose são as vacinas que seu pet precisa tomar. A maioria dessas vacinas protege contra zoonoses, doenças que seres humanos também podem ter, e é por isso que vacinar seu cãozinho é um ato de amor com toda a sua família, pois vai auxiliar na proteção de todos.

Além disso é muito mais econômico vacinar do que custear o tratamento dessas doenças.

E a frequência?

Todas essas vacinas precisam de reforços anuais por toda a vida do animal, ou seja, não somente filhotes, até os velhinhos precisam tomar. A diferença é que na primeira aplicação são feitas doses a mais, e quando é apenas reforço anual, apenas 1 dose de cada vacina.

Os cães idosos precisam ter as vacinas em dia, pois não possuem imunidade igual de quando eram jovens, ou seja, dificilmente resistiriam a uma cinomose (doença que ataca sistema nervoso dos animais, e que a vacina V10 protege), por exemplo. Se o seu pet é adulto ou idoso e faz tempo que não toma essas vacinas então clique no link pra agendar seu horário através do direct no instagram.

Nos siga no Google Notícias