ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Amor em 4 Patas

Escove os dentes para não morrer do coração

Larissa Meurer (*) | 10/08/2022 07:55
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

É isso mesmo que você leu, mas calma, vou explicar. Todos nós escovamos os dentes diariamente (ou quase todos hahaha), mas nos esquecemos que os cães e gatos também comem todos os dias, logo precisam também escovar os dentes. Os restos de alimento vão se acumulando na boca e formando placas bacterianas, o famoso tártaro.

A boca é porta de entrada para o organismo, então essas bactérias podem cair na corrente sanguínea e causar problemas em diversos órgãos, como o coração por exemplo, causando a endocardite. Podem ir para os rins e causar problemas renais já que esses são os órgãos que filtram o sangue pra se “transformarem” em urina. Além disso toda essa sujeira na boca acaba inflamando as gengivas.

Abra agora mesmo a boquinha do seu pet e veja se a gengiva próxima ao dente não está com uma vermelhidão? Isso causa dor, machuca pra comer, e literalmente muitos animais deixam de comer. Além de tudo isso a falta de escovação causa a halitose, aquele bafinho de leão que você acha normal? Pois é, preciso te dizer que não é normal.

Já ouviu a frase assim: meu cachorro é tão velhinho que já está caindo os dentes?

O que contribui pra que isso aconteça em grande parte é a falta de escovação. É possível seu pet chegar na velhice com os dentes bonitos e saudáveis, mas pra isso é necessário escovar os dentes diariamente, sim, diariamente é a frequência ideal, principalmente se o seu pet come outros tipos de alimentação além da ração, pois a ração é abrasiva e mais durinha, enquanto o alimento úmido gruda com mais facilidade nos dentes e gengiva.

Agora que você já sabe que precisa escovar e qual a frequência ideal então vamos para a parte pratica: qual material usar e como fazer?

Se o seu pet é filhote você já pode ir acostumando-o á escovação mesmo que ele ainda tenha dentes de leite (aproximadamente até os 4 meses de idade) e depois da troca para os dentes permanentes continue com o hábito da escovação, filhotes são mais fáceis de introduzir esse hábito e ele ser aceito mais facilmente. Já os animais adultos que nunca viram uma escova de dentes na frente podem assustar e até reagir caso você queira fazer isso e ele não esteja preparado.

Por isso o primeiro passo é acostumá-lo com um carinho próximo á boca, o segundo passo é acostumá-lo com você manipulando a boca dele, mesmo que sem nada na mão como escova e pasta, o terceiro passo é apresentar a pasta de dente pra ele, na palma de sua mão, como se fosse um petisco, deixe ele cheirar a pasta, lamber, ficar amigo da pasta, ela precisa se tornar familiar para seu pet. E só depois desses passos que você vai realmente escovar com escova e pasta os dentes do seu cão/gato. Cada um desses passos pode levar dias, não avance para o próximo passo se não houve boa aceitação com o anterior.

Os materiais utilizados são pasta e escova de dente específico para animais, nada de usar a sua pasta de dente, combinado?

Se você gostou desse conteúdo, então clica no link para ver outros conteúdos meus e entre em contato comigo pelo Direct do Instagram.

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.

Nos siga no Google Notícias