ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Amor em 4 Patas

O que fazer quando seu pet estiver com dor de barriga

Larissa Meurer (*) | 27/07/2022 11:47
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Apesar de não ser normal, é muito comum vez ou outra o pet ter episódios de diarreia. Isso pode acontecer por vários motivos, porém os mais comuns são:

1. Quando come algo diferente: seja uma troca de ração ou algo que não estava acostumado, como comida humana, por exemplo.

Não indico oferecer sobras das nossas refeições ao pet, pois além da dor de barriga, pode causar alergias, intoxicações, problemas urinários, e viciar, sendo difícil fazê-lo voltar a comer ração novamente.

Sobre a troca de ração, não é indicado que faça com frequência, pois quanto mais você troca, mas seletivo fica o paladar do seu pet. Consequentemente ele vai ficando enjoado pra comer e tendo preferências. Mas ele não sabe o que é melhor pra ele, por isso você, juntamente com o medico veterinário, vai escolher qual a melhor ração para seu filho pet.

Toda introdução de um novo alimento (ração) precisa ser de forma gradual pra que o sistema digestivo dele possa se adaptar. Veja abaixo a melhor forma de fazer a troca de ração:

1º dia: 20% nova ração / 80% alimento anterior

2º dia: 20% nova ração / 80% alimento anterior

3º dia: 40% nova ração / 60% alimento anterior

4º dia: 40% nova ração / 60% alimento anterior

5º dia: 60% nova ração / 40% alimento anterior

6º dia: 80% nova ração / 20% alimento anterior

7º dia: 100% nova ração

Essa é a melhor forma de trocar a ração do seu pet, diminuindo as chances de que ele tenha dor de barriga. Eu já testei em minha casa e seguindo essa maneira a minha cachorra realmente não teve diarreia, por isso não espere o pacote acabar por completo pra trocar de ração. Antes mesmo de acabar, você já deve iniciar essa adaptação alimentar. Quando o cãozinho defeca, normalmente é muito fácil de limpar, basta uma pá ou até mesmo um papel toalha, mas quando ele está com diarreia, a limpeza é dificultada e o ambiente precisa ser lavado com água e sabão, além de ser dolorido para o pet ter dor de barriga. Então sugiro que faça essa adaptação alimentar quando necessário trocar de ração.

2. Viroses

Existem várias doenças que podem causar diarreia. As mais conhecidas são as viroses, principalmente em filhotes, como a parvovirose e a cinomose. O ideal é que seja feita a prevenção através das vacinas e enquanto estiver em protocolo vacinal, que não saia de casa, afinal o pet só estará protegido após todas as doses.

As doenças acima citadas são muito comuns, a parvovirose acontece em animais filhotes, e a cinomose atinge qualquer idade! Prevenir é mais econômico e menos sofrido do que adoecer.

3. Intoxicação

Quando falamos em intoxicação, a maioria das pessoas pensa apenas em venenos. Porém o pet também pode se intoxicar com plantas, medicações, comidas, lixo, etc.

O ideal é que as medicações, o lixo e as plantas tóxicas fiquem fora de alcance, mesmo que você ache que seu pet jamais encostaria nele. Não medique seu pet sem orientação médica veterinária, faça uma lista de plantas em casa e depois pesquise quais são tóxicas.

Se o seu cãozinho está com diarreia, sugiro que você tenha um spray banho seco em casa pra que possa limpá-lo sem assar o bumbum, e sugiro também a limpeza do ambiente com eliminador de odores à base de amônia quaternária, específico pra ambientes com animais, pois onde o animalzinho senta com diarreia ele acaba carimbando ali com contaminação. Por isso, pra que ele melhore por completo, é necessário descontaminar o ambiente, principalmente se a diarreia foi causada por alguma virose.

70% da imunidade dos animais está no intestino, então quando seu pet fica com dor de barriga a imunidade dele acaba abaixando e por isso a melhor opção é acionar a médica veterinária de sua confiança.

Para entrar em contato com a Dra Larissa Meurer, médica veterinária, clique aqui e chame no Direct do Instagram.

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.

Nos siga no Google Notícias