ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Amor em 4 Patas

Mal de Alzheimer em cães: isso existe?

Larissa Meurer (*) | 20/07/2022 10:33
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Mal de Alzheimer em cães, isso existe?

Sim, existe. Porém em cães chamamos a doença de distúrbio cognitivo.

Cognição é a capacidade de aprender, memorizar, entre outros. Os animais que possuem essa síndrome apresentam alterações de comportamentos:

  • Não reconhecer lugares;
  • Não reconhecer pessoas;
  • Ansiedade;
  • Ficar latindo para as paredes;
  • Comportamentos estranhos;
  • Entre outros.

A síndrome cognitiva ocorre com o envelhecimento do cérebro, geralmente podendo aparecer os primeiros sintomas a partir de 7 anos de idade. O objetivo da coluna amor em 4 patas e desse conteúdo é trazer mais saúde aos pets, então vamos falar em como prevenir tudo isso?

Não é possível evitar a doença por completo, mas podemos retardar os sintomas.

Veja a seguir 3 passos pra retardar o desenvolvimento do distúrbio cognitivo:

  1. Oferecer uma ração de qualidade super premium Sênior, que é especifica para animais idosos acima de 7 anos, pois geralmente são rações ricas em antioxidantes, que auxilia a retardar o envelhecimento das células.
  2. Passear com seu pet, pois desenvolve o instinto exploratório dele, de socializar, sendo importantíssimo como auxílio na capacidade mental e sensorial dos pets. Geralmente animais idosos acabam tendo o afrouxamento dos músculos e acabam forçando ainda mais as articulações, sendo muito comum apresentar dores articulares nessa fase da vida, por isso você pode e deve passear com seu pet mas sempre respeitando as limitações dele para não forçar as articulações, ok?
  3. Fazer o enriquecimento ambiental, ou seja, tornar o ambiente que ele vive com novidades com objetivo de oferecer ainda mais qualidade de vida. Você pode oferecer o máximo de brinquedos possível e fazer o rodízio deles pra que não percam a graça rapidamente e seu pet enjoe de todos eles de uma só vez. Mas os principais brinquedos que não podem faltar são aqueles que estimulam o cognitivo do seu pet, ou seja, exige certo esforço para que ele seja recompensado. São os famosos brinquedos inteligentes, veja a seguir alguns exemplos:

Além desses brinquedos comprados, você também pode fazer brinquedos em casa. Exemplo: fazer buracos numa garrafa pet e colocar ração dentro, conforme ele for girando e brincando com a garrafa, ele será recompensado com os grãos de ração.

Você também pode colocar a ração dentro de uma caixa de ovo, primeiramente com a caixa aberta, em outro dia com a tampa fechada e conforme ele for conseguindo, você pode fechar a tampa da caixa de ovo e amarrá-la. Assim você estará incentivando o desenvolvimento da capacidade exploratória do seu animalzinho. Mas lembre-se de sempre supervisionar seu pet com esses brinquedos, nunca o deixe sozinho principalmente com os brinquedos feitos em casa para que ele não coma pedaços de brinquedo que não possa comer.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Essas 3 orientações, além de serem usadas como prevenção, também são auxiliares no tratamento da doença.

Algo que dificulta o tratamento, é o diagnóstico tardio, pois apesar de perceberem que seus cães estão agindo diferente, muitos tutores acham que é normal da idade. Pode até ser comum, mas não é normal. Por isso chame o profissional para consulta  e exames de rotina do seu pet 1 x ao ano se ele for adulto ou filhote, e a cada 6 meses se ele tiver a partir de 7 anos de idade, pois doenças identificadas no início possuem muito mais chances de serem controladas podendo oferecer ainda mais qualidade de vida ao seu pet companheiro de tantos anos!

Para agendar a consulta e exames de rotina do seu pet, clique no link e faça seu agendamento á domicílio pelo direct do Instagram.

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.

Nos siga no Google Notícias