ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Amor em 4 Patas

Faça isso todo mês para que seu pet não se machuque!

Cuidar da unhas do seu animal é extremamente importante

Dra. Larissa Meurer (*) | 26/01/2022 10:57

Se você possui um cãozinho ou gatinho em casa já deve ter percebido o quanto dói ser arranhado quando as unhas deles estão grandes. Em casas onde moram idosos e crianças isso se torna um pouco mais dolorido já que a pele deles é mais sensível e fina que a nossa adulta. Por isso no conteúdo de hoje vim te mostrar 4 motivos pra manter as unhas do seu pet aparadas, quais cuidados tomar, como fazer e com qual frequência.

O segundo motivo importante pra cortar frequentemente as unhas do seu pet é pra que ele não se machuque. Se ele coçar os olhos com as unhas grandes e afiadas ele pode se machucar gravemente e até infeccionar os olhos já que as unhas são contaminadas por estar em contato com o chão. Ou coçar as orelhas também pode se tornar grave já que alguns animais ao fazer isso acabam estourando uma veia de sangue da orelha. O nome disso se chama otohematoma, quando fica uma bola de sangue embaixo da pele da orelha e geralmente o tratamento é cirúrgico. Pra evitar que seu pet tenha esses probleminhas nos olhos ou até mesmo na orelha além de manter as unhas aparadas, é essencial que você limpe os olhos e orelhas frequentemente, afinal um local limpo é mais difícil de infeccionar, além de que sujeira coça , por isso limpar os olhos e os ouvidos diminuem as chances do seu pet coçar essas regiões e se machucar.

Sei também que sempre há muitas dúvidas sobre limpeza dos olhos e ouvidos, como fazer, quando fazer, a maneira correta de limpar, e por isso estou preparando um conteúdo muito especial sobre isso pra semana que vem, fique ligado aqui na coluna Amor em 4 Patas!

Outro motivo importantíssimo para manter as unhas aparadas é para evitar dores articulares. Os cães e gatos andam com os 4 membros apoiados ao chão, os dois braços e as duas pernas, então forçar as unhas no chão pode sim influenciar nas articulações desse animalzinho causando dor. Isso pode acontecer com qualquer animal porém quando acontece com os animais idosos é pior, já que a musculatura deles afrouxam e acabam forçando mais ainda as articulações.

E por último e não menos importante, você precisa aparar as unhas do seu pet pra que ele não enrosque elas em roupas, tecidos, sofá. Prender a unha em tecido é dolorido e podemos evitar com um simples cuidado preventivo: cortando as unhas.

Atenção se você tem um pet que está frequentemente com as unhas grandes , te aconselho a chamar a médica veterinária para avaliar seu pet, já que isso pode ser sintoma de algo muito comum aqui no nosso estado: a leishmaniose. Calma, nem toda unha grande é leishmaniose, pode ser apenas unhas grandes mesmo, mas só vamos saber testando. Existe um teste para essa doença que pode ser feito na sua própria casa pela médica veterinária e que o resultado sai em alguns minutos, e independente do seu pet ter ou não as unhas grandes , o aconselhável é que todos os cães façam esse teste ao menos 1x ao ano, já que moramos em área endêmica.

Agora que você já sabe a importância de cortar as unhas do seu cãozinho ou gatinho , devo lhe dizer que a melhor forma de cortar as unhas do seu pet é levando ao banho e tosa, os profissionais da área possuem experiência nisso, o cortador ideal e até o produto hemostático para sangramento caso isso aconteça. As unhas são vascularizadas e por isso a melhor opção é deixar que um profissional faça isso.

Devido ao vaso sanguíneo que passa em cada uma das unhas, não é possível cortar um tamanho muito grande, então corte sempre 1 vez ao mês, não deixe crescer muito já que não será possível cortar muito.

Se o seu pet vive no ambiente calçado, naturalmente essa unha vai sendo lixada. Mas se o seu pet vive em piso liso, dentro de casa, ou na grama/terra provavelmente essas unhas não serão lixadas naturalmente e você vai precisar fazer algo a respeito. Algo muito legal que foi produzido a pouco tempo é a lixa elétrica de unhas específica para animais, encontrado em grandes pet shops. A lixa é segura pra ter em casa, pois caso aconteça do seu pet puxar a pata nesse momento, ele não vai se machucar.

Mas caso você insista em fazer em casa esse procedimento de cortar as unhas do seu pet, o primeiro passo é ter um cortador de unhas de animais, em pet shop possui cortador pequeno e grande, você compra conforme o porte do seu animal. Veja a seguir alguns cuidados que você deve tomar ao cortar as unhas do seu pet em casa:

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.

Nos siga no Google Notícias