ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 28º

Amor em 4 Patas

Você costuma ter uma “farmacinha” em casa?

Você sabia que nem todos os remédios que nós, humanos, podemos tomar, são indicados para nossos pets?

Larissa Meurer (*) | 07/09/2022 07:36
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

É muito comum termos uma caixinha de remédios em casa , não é mesmo? Mas preciso te dizer que isso é muito arriscado se tratando de nossos filhos de quatro patas, afinal nem todos os remédios que nós, humanos, podemos tomar, eles também podem. E nem todos remédios que os cães podem tomar, os gatos vão poder tomar também.

O ideal é que não se tenha nenhum tipo de remédio pra que no momento da emergência, em que geralmente estamos em momento de tensão e estresse, não possamos medicar erroneamente, ou errar na dose. Vamos dar um exemplo bastante comum: dipirona. A maioria das pessoas tem em casa, mas se for parar pra pensar, quais as indicações de dipirona? Dor e/ou febre, porém se acontecer de o seu pet ter um desses dois sintomas, será necessário investigar a causa dessa dor e dessa febre. Febre não é doença, é sintoma, por isso o ideal é que você chame o médico veterinário pra investigar a causa.

Quando você dá um remédio sem prescrição médica veterinária, você vai perceber que aparentemente seu bichinho pode até melhorar, mas você estará apenas camuflando os sintomas e adiando o diagnóstico de alguma doença. Quanto antes você fizer a consulta no seu pet, mais fácil será o tratamento, menos sofrido pra ele e mais econômico em termos financeiros, de energia, estresse emocional, e de tempo quando se tem um animalzinho doente.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Outra coisa muito comum é utilizarmos em casa o paracetamol para a mesma finalidade da dipirona. Porém o paracetamol é tóxico para animais!

Já atendi caso de uma cachorrinha estar doente, e na intenção de aliviar sua dor, a tutora deu paracetamol, e isso tudo acabou piorando a situação desta paciente, que precisou ser internada.

Existem sim alguns medicamentos humanos que podem ser utilizados em animais, mas não na mesma dose, já atendi casos do tutor medicar o cãozinho em casa com uma dose 10 vezes maior do que a indicada, prejudicando os órgãos vitais desse animalzinho.

Então pegue um papel e uma caneta, e anote quais os principais medicamentos tóxicos para animais:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
  • Paracetamol
  • Diclofenaco
  • Ibuprofeno
  • Aspirina
  • Ácido acetilsalicílico

Caso perceba que deu a medicação ou a dose errada, não dê leite ao seu pet. O leite não irá desintoxicá-lo. O máximo que irá acontecer é provocar uma disenteria nele. Corra para o médico veterinário. Por isso é muito importante ter salvo em seu celular, o contato de um médico veterinário 24 horas.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Pra finalizar este conteúdo com chave de ouro, tenho um presente exclusivo pra quem entrar em contato comigo clicando neste link. Estarei disponibilizando uma lista com os principais medicamentos, alimentos, frutas e plantas tóxicas para seu pet, pois a prevenção e a informação sempre são os melhores remédios.

Entre em contato comigo pelo Instagram: @larissameurer

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.

Nos siga no Google Notícias