ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Amor em 4 Patas

Vacinei meu pet, será que ele está protegido?

Larissa Meurer (*) | 17/08/2022 10:58
Dra. Larissa Meurer (Foto: Arquivo Pessoal)
Dra. Larissa Meurer (Foto: Arquivo Pessoal)

Sei que provavelmente você espera um SIM, mas preciso ser sincera com você e te dizer que existem 3 razões pelas quais apenas vacinar seu pet ainda não é suficiente.

A primeira delas remete à saúde do seu pet, se ele não estava 100% saudável para vacinar então pode ocorrer da vacina não ter o efeito esperado. Isso acontece pois o organismo do seu pet precisa responder ao estímulo vacinal pra que a mesma faça o efeito esperado. Sei que você deve estar pensando: “Meu pet está bem, estou vendo ele aqui na minha frente brincando, feliz, comendo bem”, e isso é muito bom, mas não o suficiente pra ter certeza que seu pet não possui nenhuma comorbidade, só tem como saber testando, por isso o check-up anual é tão importante, principalmente antes das vacinas, pois vacinar animal que possa ter alguma doença incubada, além de não protege-lo, ele ainda pode ter reações fortíssimas pós-vacina, por causa de doenças preexistentes. Se o seu cão ou gato tem até 7 anos de idade faça 1x ao ano os exames de rotina, mas se ele possui mais de 7 anos de idade, então ele precisa passar por avaliação médica veterinária semestralmente.

A segunda razão pela qual seu pet pode não estar protegido é que não existe nenhuma vacina animal e nem mesmo humana que possua 100% de eficácia. A função das vacinas é diminuir as chances do seu pet vir a falecer por aquela doença e também diminuir as chances dele ter sintomas graves caso adoeça. E é por isso que as vacinas são tão importantes, elas salvam vidas. Seu cão/gato já tomou as vacinas esse ano? Todos os cães precisam das vacinas: múltipla (v8/v10), gripe, giárdia, raiva e leishmaniose, todos os anos por todas a vida, e os gatos precisam da vacina múltipla (v4/v5) e vacina de raiva, também todos os anos por toda a vida. Se o seu pet ainda não tomou essas vacinas ou faz mais de 1 ano que não toma, é só clicar no link no final deste conteúdo.

A terceira razão pela qual seu pet não está protegido apenas com vacinas é que você também precisa ter alguns cuidados no dia a dia. Por exemplo, pra prevenir giárdia na sua casa, um parasita parecido com verme e que também pode passar para as pessoas, não basta vacinar seu cãozinho, você também precisa oferecer água filtrada ou fervida para seu pet e pra toda sua família, limpar a casa com produto a base de amônia quaternária, disponível em pet shops, pois é o tipo de produto que mata esse parasita e outros, e também lavar bem verduras e legumes que as pessoas da casa comem. Então é um conjunto de ações que protegem seu pet e sua família das doenças.

Existem também aquelas doenças que não existem vacina, como doenças articulares, doenças urinárias, doenças do coração, etc mas que é possível evitar também. Todas as raças possuem doenças específicas que já são predispostas. Por isso, é necessário que seu filho de quatro patas passe por uma consulta de prevenção para que além da saúde dele ser avaliada, você também receba as orientações necessárias pra evitar que ele fique doente e possa viver mais tempo ao seu lado.

Para se tornar herói/heroína do seu pet, clique no link a seguir para fazer seu agendamento á domicílio: @larissameurer.

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.

Nos siga no Google Notícias