ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, QUINTA  17    CAMPO GRANDE 18º

Compartilhando Justiça

Problema de saúde logo após ser demitido, quais meus direitos?

Por Dr Henrique Lima | 21/04/2021 11:45
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)


Descobri problema de saúde logo após ser demitido, quais meus direitos? (reintegração ao emprego, inss e seguro)

Situação que acontece que frequência é o empregado ser demitido e somente então fazer exames médicos para investigar a causa de algo que já tinha, mas que ainda não havia feito tratamento.

Alguns podem perguntar a razão de não ter iniciado isso enquanto ainda estava com o vínculo de emprego. Os motivos podem ser vários, mas algo com o qual constantemente deparamos é o trabalhador que se sente intimidado de iniciar o tratamento enquanto ainda está trabalhando, pois em muitas empresas um afastamento por problemas de saúde pode significar a perda de uma chance de promoção, de um cargo de confiança ou até mesmo, após algum período, do próprio emprego. Não duvidem, essa realidade é mais comum do que se imagina.

Enfim, independente do motivo que levou o trabalhador a adiar o tratamento médico, a verdade é que muitos de seus direitos são mantidos mesmo após a extinção do vínculo de emprego e podem ser extremamente relevantes, especialmente para possibilitar um cuidado efetivo com a saúde.

No texto completo que você pode acessar pelo link abaixo, serão abordados os seguintes direitos:

- Reintegração ao emprego;

- Benefícios do INSS (Auxílio-Doença, Auxílio-Acidente, Aposentadoria por Invalidez);

- Indenização trabalhista se a doença foi causada ou agravada pelo trabalho e

- Seguro coletivo por invalidez.

Acesse o link:

https://henriquelima.com.br/descobri-problemas-de-saude-apos-ser-demitido-quais-meus-direitos-reintegracao-ao-emprego-inss-e-seguro/

Dr Henrique Lima - Advogada (Foto: Arquivo Pessoal)
Dr Henrique Lima - Advogada (Foto: Arquivo Pessoal)

Dr Henrique Lima - Advogado, sócio da Lima & Pegolo Advocacia.
Autor de livros e artigos, entre eles “Defesa Trabalhista dos Bancários”. Mestre em direito e pós-graduado (lato sensu) em direito constitucional, civil, trabalhista, família e consumidor. Membro da Comissão Nacional de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da OAB. Conheça mais sobre seus textos e livros em em www.henriquelima.com.br.

Nos siga no Google Notícias