ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

De olho na TV

Fantástico momento piegas na tela

Reinaldo Rosa | 21/12/2015 10:33

ZAPEANDO – Controle remoto não teve descanso na noite deste domingo; o 'Fantástico' – show da vida – foi um chute no SAC – Serviço de Atentado ao Consumidor. Papai Noel, de todos os matizes e funções, tomou a maior parte do programa com dramas e conquistas típicas de relatos e testemunhos de seguidores da IURD.

TAMU JUNTO – Principal atração das noites de domingo da Globo, tal e qual o 'Jornal Nacional', cai pelas tabelas de audiência. O 'JN' mantém o Ibope (cada vez menor) por vício do telespectador. Em termos qualitativos, o 'Jornal da Band' supera em editorial e reportagens exclusivas.

MÚLTIPLA ESCOLHA – A comunicação de Mato Grosso do Sul andou a passos lentos neste ano. O jornalismo de rádio e televisão registrou parcos momentos de matérias próprias de cada emissora. Entra-e-sai de Bernal; 'Operação Lama Asfáltica'; a 'Porta dos Fundos', de Gilmar Olarte; prisões de pessoas – mais ou menos – importantes – e a falta de um muito importante – foram temas recorrentes em emissoras do Estado.

NA COLA – Mídia impressa também correu pelos mesmos corredores de notícia. O mercado de informações exclusivas e reportagens investigativas sofreu sensível – e clamoroso – empobrecimento. Sem nunca ter sido tão rico. Diga-se.

COM LOUVOR – O órgão que mais produziu informações investigativas neste ano foi, sem dúvidas, o do GAECO –Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado.

À PARTE – Se a comunicação televisiva (principalmente) deixou a desejar, reconheça-se o esforço de jornalistas contratados pelas emissoras. A coluna recebeu reclamações de profissionais pressionados a 'não mexer com isso', emanados da alta direção de famosa repetidora local. O assédio moral resulta em telejornais capengas. E frustrante para quem chega esbaforido às redações e encontra o censurado Manual de Redação da empresa.

FORA DO AR – Stress não é causa desconhecida por profissionais da imprensa regional. Estranhamente, apenas não é informação digna de nota. Falta ousadia editorial e de apoio técnico e de equipamentos dá nisso.

BAIXA ESPECTATIVA – A geleia geral –e real – do jornalismo, no mês mais inebriante do ano, não registra maiores expectativas para o novo período que bate à porta.

Nos siga no Google Notícias