ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

A ciência explica a pessoa de olhos com cores diferentes

Mário Sérgio Lorenzetto | 09/07/2019 06:31
A ciência explica a pessoa de olhos com cores diferentes

Marisa têm um olho azul e outro castanho. A ciência explica esse fenômeno? Como todos sabem, a cor dos olhos é uma característica genética, depende dos genes dos pais. A mais frequente é a iris marrom, seguida pela azul e a mais rara é a iris verde. Os genes determinam a concentração de um pigmento, a melanina (nome genérico de diversas proteínas que também dão a cor da pele), na face anterior da iris, surgindo assim, as cores da iris. Tal como na pele, nos olhos, quanto mais melanina, mais escuro ele será. Os olhos mais claros têm menor quantidade de melanina.

A ciência explica a pessoa de olhos com cores diferentes
A ciência explica a pessoa de olhos com cores diferentes

Heterocromia de iris.

Para a ciência, o indivíduo que apresente olhos com diferentes cores, o fenômeno é denominado de heterocromia de iris. A heterocromia completa de iris é uma condição pouco frequente. A incidência é de tão somente seis pessoas para cada dez mil. É muito mais comum a heterocromia parcial da iris. Nela, um dos olhos têm o entorno da iris têm uma cor diferente do centro.

A ciência explica a pessoa de olhos com cores diferentes

Os depósitos de melanina ao longo da vida.

Não é raro as crianças nascerem com olhos claro - azuis ou verdes. Durante o crescimento, ocorrerá o depósito de melanina no epitélio, a zona anterior da íris e os olhos escurecerão. De fato, quando se apresenta uma heterocromia completa, o olho mais claro será aquele que não completou o depósito de melanina, pigmentando-se como deveria. Isso não é uma patologia, é apenas uma diferença. Mas há raríssimos casos onde a heterocromia da iris ocorre por motivos patológicos. Há certos tipos de fármacos que causam a mudança de tonalidade da íris. Há certas gotas para o glaucoma (análogos da prostaglandina) que ocasionam essa mudança de cor. No caso de adultos em que um dos olhos muda de cor a indicação é buscar a valoração de um oftalmologista.

Nos siga no Google Notícias