ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

Acidentes de trânsito custam 12 bilhões à Previdência Social

Mário Sérgio Lorenzetto | 30/12/2013 07:00
Acidentes de trânsito custam 12 bilhões à Previdência Social

INSS paga 1 milhão de benefícios a jovens vítimas do trânsito

Pelo menos um milhão de benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são destinados aos acidentes de trânsito. O balanço é da Seguradora Líder, que é a responsável pelo Dpvat – seguro obrigatório pago por proprietários de veículos. A quantidade de pessoas que passaram a apresentar invalidez permanente após sofrer acidente no trânsito passou de 33 mil, em 2002, para 352 mil, em 2012. No mesmo período, o número de mortes passou de 46 mil para 60 mil.
As vítimas estão, em sua maioria, em plena capacidade produtiva. Conforme os dados da Líder, as vítimas têm entre 18 e 40 anos. Além da pressão na Previdência, há elevação de procedimentos de média e alta complexidade pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Os números, porém, podem ser maiores e para mensurar o real impacto da quantidade de acidentes, um convênio para troca de informações foi firmado neste mês entre a Seguradora Líder, a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o Ministério da Saúde e o Denatran (Departamento Nacional de Transporte e Trânsito).

Acidentes de trânsito custam 12 bilhões à Previdência Social
Acidentes de trânsito custam 12 bilhões à Previdência Social

Esocial começa em janeiro: é preciso atenção ao novo sistema

As empresas precisam estar atentas: o governo federal implanta a partir de 2014 o eSocial – módulo do Sistema Público de Escrituração Digital. A promessa é de simplificar a vida do empregador e da área contábil com a unificação e eliminação de formulários e obrigações acessórias. Com o novo programa serão unificadas as informações da Receita Federal do Brasil, Ministério do Trabalho e Emprego, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Caixa Econômica Federal, Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e a Justiça do Trabalho.
Constam como objetivos do novo sistema a garantia dos direitos trabalhistas e previdenciários, a formalização do emprego, a simplificação do cumprimento das obrigações principais e acessórias para redução de custos e da informalidade no mercado de trabalho. Em resumo: são esperadas transparência e qualidade das informações corporativas em um clique. O programa prevê a eliminação de uma série de procedimentos e de softwares. Tudo será substituído pelo WebServices. Pequenos empregadores e empregadores domésticos e aqueles enquadrados no Simples Nacional terão um módulo específico.

Promessa é de interação direta e possibilidade de transmissão com horário programado.

A transmissão também será descentralizada por departamento da empresa e por estabelecimentos. Nesse caso, vai ocorrer quando a localização da fonte dos dados for diferente do endereço da matriz da empresa. Isso, contudo, não significa que cada estabelecimento terá autonomia. A matriz será a responsável por todas as informações. Cada evento será transmitido em um arquivo e a folha de pagamento será desmembrada por trabalhador, assim como outras informações, segundo a sua natureza. Todos os arquivos do eSocial serão em formato XML. Um modelo semelhante já foi testado por meio da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).

Acidentes de trânsito custam 12 bilhões à Previdência Social
Acidentes de trânsito custam 12 bilhões à Previdência Social
Acidentes de trânsito custam 12 bilhões à Previdência Social

Consórcio foi segunda modalidade mais contratada em 2013

Os financiamentos de automóveis contratados por meio da modalidade CDC (Crédito Direto ao Consumidor) representaram 83,7%, das 6,1 milhões de vendas a prazo realizadas entre janeiro e novembro de 2013. O levantamento foi apresentado na semana passada pela Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país. Entre janeiro e metade de dezembro, 12,9% dos financiamentos foram realizados por meio de consórcio, 1,5% leasing e 1,9% por reserva de domínio e penhor. No decorrer do mês de novembro, o CDC resumiu 85% das 549 mil unidades financiadas.

Acidentes de trânsito custam 12 bilhões à Previdência Social
Acidentes de trânsito custam 12 bilhões à Previdência Social

China oficializa mudança na política de filho único

Demorou, mas a China aboliu a política do filho único

Adotada nos anos 70 para conter o crescimento populacional, a política do filho único foi abolida na China. Agora, os chineses poderão ter até dois filhos, conforme o texto aprovado no sábado (29) pelo congresso Nacional do Povo da China, que é o legislativo chinês. Na prática, porém, as autoridades das províncias é que vão implementar a nova política. Hoje, a China tem 1,4 bilhão de habitantes e é o país mais populoso do mundo. A aprovação só oficializou o que já havia sido adiantado em novembro e tem como meta prevenção ao envelhecimento da população. Até 2050, mais de um quarto da população chinesa terá mais de 65 anos, índice considerado prejudicial à força de trabalho.
Além da mudança da política de filho único, o Congresso chinês também aprovou no sábado a decisão abandonar os campos de trabalhos forçados para condenados, quer era alvo de protestos por parte de grupos internacionais de defesa dos direitos humanos. Pelo sistema que foi criado em 1950, a polícia podia encaminhar qualquer pessoa à prisão por até quatro anos sem um julgamento. Uma condenação ao campo de trabalho forçado era quase impossível de ser revertida. Eram 260 campos com cerca de 160 mil prisioneiros no total no início deste ano, segundo dados do Ministério da Justiça e da organização internacional Human Rights Watch.

Acidentes de trânsito custam 12 bilhões à Previdência Social
Acidentes de trânsito custam 12 bilhões à Previdência Social

Gosta da Atari? Centenas de jogos estão disponíveis de graça na web

O videogame muito popular nos Brasil nos anos 1980 estará disponível e de graça na web. A biblioteca digital Internet Archive disponibilizou centenas de jogos da época para vários consoles. Só para Atari 2600 os jogos disponíveis passam de 500, incluindo clássicos como Enduro, Pitfall, River Raid, Frogger, Space Invaders e Pac-Man.
Também foram incluídos no arquivo digital games para Atari 7800, Odyssey, ColecoVision e Astrocade. Há um problema, os jogos ainda não possuem áudio, mas em breve terão, segundo a Internet Archive. A promessa do porta-voz da biblioteca, Jason Scott é de expansão para os próximos meses. É esperar.

Nos siga no Google Notícias