ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Em Pauta

Adeus Cuba. Adeus aos Castro

Mário Sérgio Lorenzetto | 22/04/2018 08:15
Adeus Cuba. Adeus aos Castro

Cuba tem tanta importância para o mundo quanto a República Dominicana: insignificante. A Ilha de Juana, como Cristóvão Colombo a denominou, têm pouco mais de 11 milhões de habitantes é um PIB de pouco mais de US$ 121 bilhões. Seu diferencial estava em um grupúsculo de jovens "bem intencionados" que derrubaram um sanguinário ditador. A boa intenção desfez-se em fuzilamentos. Levaram ao paredão todos os políticos do país. Independente das ideologias. Para os "fidelistas", seguidores do "guia genial" Fidel Castro, todos eram corruptos.
Um impulsivo e outro pragmático, um carismático e outro desprovido de qualquer magnetismo, os irmãos Fidel e Raul Castro deixaram seus sobrenomes marcados a sangue e fogo na história cubana. Nesta semana, o tempo bate à porta do poderoso clã familiar que saiu do foco central mas não distanciou-se demasiadamente do poder. Há mudança de nome no poder cubano. Mudança sem graça nem romance. Esse processo começou há doze anos quando Fidel adoeceu e transmitiu o comando do país, por via sanguínea, como se vivessem em uma monarquia feudal, a seu irmão mais novo.
A Raul coube lidar com a complexa herança recebida. Uma nação com somente números em vermelho, com uma crescente apatia de seu povo é um crescente êxodo que desmentia a historieta daquela ilha ser o paraíso socialista tropical, que era narrado pela propaganda. Em verdade, apenas mais uma ditadura. Com uma trama de proibições que tornavam o cotidiano asfixiante.
Com algumas ideias liberalizantes, mas com uma velocidade de quelônio, Castro II, autorizou a compra e venda de casas, paralisada por décadas; permitiu que a população pudesse contratar uma linha de celular, até então, exclusividade de turistas; e lançou uma reforma migratória na ilha-cárcere. Também começou a impulsionar o pequeno e médio empresário que vivia na clandestinidade, mas temeroso do animal de mil cabeças que havia liberado com suas reformas - o capitalismo, Castro II, paralisou as reformas. Desde agosto passado, as licenças para novos empreendimentos estão paralisadas, as licenças para viagens de seus opositores voltaram a ser proibidas e enfileirou críticas aos poucos empresários locais.
O sucessor, Miguel Díaz-Canel, herda um país em crise é uma sociedade desanimada e um contexto internacional desfavorável. Lhe cabe acabar com a burra dualidade monetária, aprofundar as reformas econômicas e ampliar o setor privado. Como bom títere de Raul II, só fará o que lhe for concedido.

Adeus Cuba. Adeus aos Castro

A autópsia de Drácula.

Na Romênia, país de origem do Drácula, persiste um grande conflito sobre o significado desse personagem. O verdadeiro Vlad Teps, o histórico, é um herói nacional. Venceu os turcos em uma guerra sanguinária e pôs os vizinhos húngaros e saxões pagando tributos à Romênia. É devido a esse segundo motivo que em seus dias, proliferavam panfletos de propaganda contra Vlad. Estranhamente esses panfletos continuaram por anos, séculos... Vlad Teps, de guerreiro vitorioso, virou uma lenda negra. O percurso dele é similar ao Isabel Báthori, a baronesa acusada de "serial killer" por motivações relacionadas com a beleza, que em verdade, foi apenas vítima de um complô que lhe retirou todos os poderes. Tanto contra Vlad e Isabel, foi colocada uma maquinaria propagandística como poucas até hoje.
Vlad Teps, na qualidade de príncipe valaco, é um símbolo da dignidade romena. Todavia, o mito criado por Bram Stoker, quase desconhecido na época de seu lançamento, passou a ser explorado ao máximo com o auge do gênero de terror no cinema, desde os anos 50 do século passado. Foi convertido em um fantasma, metade demônio, que chupava o sangue das pessoas. Está má fama levou a igreja católica local e os movimentos nacionalistas - em luta constante contra os comunistas - a se posicionar contra. O pai da nação romena não podia ser uma criatura lasciva de Satanás.
Está controvérsia não é um assunto banal na Romênia. Coexistem nesse país uma exploração turística do mito criado por Bram Stoker é uma corrente crítica ao mito muito forte. Ofende a muitos. Mas os turistas só vão à Romênia buscar o mito sanguinário, o vampiro. E o mito vende muito. Souvenirs, viagens a castelos, a ruínas e a muitas falsificações históricas. O pragmatismo romeno tem seus defensores. Há pouco, as correntes críticas ao mito vampiresco impediram a construção de um parque temático em honra do Conde Drácula.

Adeus Cuba. Adeus aos Castro

Positivismo contra anglicanismo.

Se há uma forte disputa em torno de Vlad Teps na Romênia, o problema de identidade em torno dessa figura é importante também na Inglaterra. Muitos consideram que tem mais a ver com os problemas de identidade dos ingleses que dos romenos. Escrevem que a novela de Bram Stoker explorava dilemas religiosos. Contrapunha o positivismo e racionalismo imperantes, contra uma igreja anglicana austera e contrária às superstições tradicionais e o romantismo. Também havia uma vertente que se preocupava com os perigos que poderiam surgir nas fronteiras do império inglês.
A novela de Bram Stoker e seu personagem só foram ter êxito dez anos depois da I Guerra Mundial, depois de uma peça teatral que simplificou o texto original.

Adeus Cuba. Adeus aos Castro

A modernidade de Drácula.

Porque Drácula é tão famoso? Drácula perturba, ofusca e obsessiona, entre outras coisas, porque integra e vincula essa mística e milenária figura do chupador de sangue com os medos e desejos próprios da modernidade. Os desejos, medos e paixões foram se cristalizando conforme avançava o século XX. É como se a nivele Stoker tivesse captado a profunda crise que a sociedade de massas iria ocasionar no mundo ocidental - a ruptura dos vínculos familiares e afetivos devido aos grandes movimentos migratórios em busca da industrialização, a fragmentação da identidade individual e o avanço das mulheres no trabalho fora de casa. Foi, pois, nos anos posteriores a 1918 quando as pessoas, mais desencantados é muito mais "modernos", acolheram, com fervor, esse personagem que expressa a ambiguidade do mundo onde tinham de viver, de uma criatura os atrai e horripila em partes iguais. Um sentimento de crise da civilização, que só vimos ampliar no século XXI.

Nos siga no Google Notícias