ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Em Pauta

Afinal, por que temos cabelos e pelos?

Mário Sérgio Lorenzetto | 23/11/2021 08:56
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Na verdade, somos tão peludos quanto nossos primos macacos. Acontece que nosso pelo é bem mais fino e delicado. No todo, calcula-se que tenhamos 5 milhões de pelos, mas a quantidade varia com a idade e circunstâncias. Pelos são exclusivos de mamíferos. Fornecem calor, amortecimento e camuflagem e protegem o corpo da luz ultravioleta.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O arrepio e o calafrio.

Todo mamífero contrai os músculos em volta dos folículos capilares quando sente frio, num processo que denominamos de arrepio ou calafrio. Nos outros mamíferos, o arrepio acrescenta uma camada útil de ar isolante entre os pelos e a pele. Mas nos humanos não traz benefício fisiológico algum e não passa de um lembrete de como somos carecas, comparados aos outros mamíferos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Pelo em pé.

Quando os outros mamíferos estão assustados ou furiosos, seus pelos ficam em pé - para o animal parecer maior e mais feroz - mas é claro que isso não traz serventia alguma para os humanos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Como explicar pele escura em peludos?

É impossível afirmar com segurança quando os humanos perderam seus pelos ou os afinaram. Pelos e peles não são preservados. Não há fósseis deles. Mas sabemos por estudos genéticos que a pigmentação escura da pele surgiu há 1,2 milhão de anos. Há de entender que pele escura não era necessária para animais peludos. Então, não há uma explicação plausível. Para humanos, conservar pelos na cabeça é óbvio. Os cabelos agem como um bom isolante no frio e um bom refletor de calor no tempo quente, mas não explica a existência de pelos nas demais partes do corpo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Bom é ter cabelos cacheados.

Os cabelos cacheados são o tipo mais eficaz, porque aumentam a grossura do espaço entre a superfície do cabelo e o couro cabeludo, permitindo que o ar circule. Um fator de higiene fundamental. Parece uma provocação, mas é cientificamente comprovado que a cabeça dos cacheados é mais limpa que a dos lisos. Há outra vantagem, esta também importante. Os cabelos são uma ferramenta de sedução desde tempos imemoriais. Adivinhem qual cabelo leva vantagem? Aqueles que aparecem mais, que dão a impressão de serem mais fartos e mais altos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Pelos pubianos e nas axilas.

Esse é um problema inexplicável. Não é fácil nem mesmo pensar em uma justificativa para termos pelos nos sovacos e na púbis. São locais onde deveríamos ser totalmente carecas. Só existiu uma suposição para explicar essa estranheza. Esses pelos estão nos sovacos e na púbis para aprisionar ou dispersar os odores sexuais - os feromônios. O problema dessa teoria é que tudo leva a crer que humanos não tem feromônios. Talvez seja sensato pensar que esses pelos só estão ali para exibição - anunciando a maturidade sexual. Isto é, servem por instantes.

Nos siga no Google Notícias