ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Em Pauta

Atchim, o espirro que todos conhecem e ninguém explica

Mário Sérgio Lorenzetto | 15/07/2020 08:23
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Só há pouco se descobriu que os espirros são uma experiência muito mais úmida do que se pensava. Uma equipe do MIT estudou o espirro em detalhes e descobriu que as gotículas podem viajar por mais de oito metros e ficar em suspensão no ar por dez minutos antes de puxar suavemente em superfícies próximas. Mas essa pesquisa ocorreu antes da pandemia. Hoje há teoria afirmando que um espirro pode levar vírus até a 20 metros de distância.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Um espirro é um lençol.

Por meio de filmagens usando câmeras ultra lentas, descobriam quero espirro não,é uma massa amorfa de gotículas, como sempre se achou. É parecido com um lençol. Se estende em superfícies como um lençol caindo. Essa é uma evidência extra de que não convém estar por perto de uma pessoa espirrando. Uma máscara pode conter esse lençol.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Clima e temperatura no frio.

Uma das teorias mais interessantes é que o clima e a temperatura talvez influenciem o modo como as gotas de um espirro se juntam, o que poderia explicar por que as gripes e resfriados são mais comuns no frio. Mas não explica por que as gotículas são mais contagiosas para nós pelo contato físico do que pela respiração.
Nos siga no Google Notícias