ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Automatização, a mudança na administração pública

Mário Sérgio Lorenzetto | 05/02/2020 06:30
Automatização, a mudança na administração pública

Há muitas estradas na Europa que ficam sob neblina em boa parte dos dias. Elas também são as que mais exigem consertos devido ao acúmulo de água. O trânsito piora quando há necessidade de colocar máquinas e pessoal nelas trabalhando, os acidentes se tornam mais frequentes. Essa é a realidade também de nossas estradas, guardadas as devidas diferenças. Por aqui, são as pedras nas encostas, enxurradas e mananciais de água que obliteram frequentemente as estradas. Lá como aqui, as soluções eram as mesmas: estacionavam máquinas e pessoal para consertar os estragos produzidos pela natureza.

Automatização, a mudança na administração pública

A compra pública inovadora.

Essa é a nova fórmula que vem sendo empregada na Europa. Ao invés de contratarem empresas para simplesmente consertar as estradas danificadas, pediram uma solução concreta de antemão, mostram o problema abertamente. A proposta mais inovadora, mais barata e que ofereça melhor qualidade será a vencedora. Em um dos casos, a solução foi podar as árvores de uma região para reduzir drasticamente as frequentes neblinas. Em três anos de podas frequentes, calculam uma economia de 80% das despesas realizadas anteriormente com o simples conserto das estradas. A administração pública é obsoleta, não acompanha as melhores propostas que aparecem nas empresas privadas. Em muitos casos, simplesmente cruzam os braços se conformando com as velhas soluções de sempre.

Automatização, a mudança na administração pública

Verdadeira transparência: o cidadão fiscaliza a obra.

Há vários países que eliminaram os fiscais de obras públicas. Trocaram por câmeras ligadas à internet com algoritmos de boa qualidade. Estacionam câmeras em frente a uma obra, o cidadão a acompanha pelo site governamental que dá a referência de quanto foi gasto a cada dia, faça chuva ou faça sol. Sim, as chuvas impedem o avanço de muitas obras, mas as despesas continuam a ser executadas. Mas essa não é a maior mudança, o planejamento das obras públicas passaram a contar - como referência principal - com os dados meteorológicos. Governo incompetente é o que desperdiça dinheiro em tempo ruim.

Automatização, a mudança na administração pública

A gestão de documentos públicos.

Empregam milhares de funcionários para digitar e gestionar documentos públicos. Essa é uma prática que está desaparecendo na Europa. Passaram a empregar quem tenha capacidade de verificar a qualidade das informações. Estão desaparecendo funcionários encarregados de carteiras de identidade ou que marcavam consultas médicas. Os algoritmos nos computadores estão solucionando inúmeros problemas. Há máquinas que emitem carteiras de identidade, por exemplo. Outras, te dizem o horário exato que terá de se apresentar no posto de saúde ou no hospital, os algoritmos comandam e classificam as necessidades, se são ou não prementes. Os algoritmos também passaram a dar instantaneamente toda a jurisprudência relacionada a uma causa na justiça. Os mais avançados dão até as alternativas de sentença que algum juiz adotou naquele país.
.

Nos siga no Google Notícias